A caveira no motociclismo

3 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 3 3 Flares ×

caveira-motociclismo-harley-davidson

A figura da caveira no motociclismo

Como toda tribo ou grupo cultural que busca identificação marcante, os motociclistas constantemente empregam símbolos e caracterizações bem distintas. Entre as mais famosas, destaca-se a da caveira humana. Com uma enorme amplitude de significados e interpretações nas mais variadas culturas, o símbolo aparece em roupas, acessórios, tatuagens e nos próprios veículos.

O uso da imagem passou por inúmeras transformações e alterações de sentido, adequando-se aos mais diversos contextos e mensagens.

A simbologia da caveira

Historicamente, o uso mais comum da cabeça do esqueleto humano é o de representar a morte e a mortalidade. Tal contexto pode ser notado em usos famosos como o da magistral cena da peça Hamlet, de Shakespeare, na qual o protagonista trava um monólogo enquanto segura os restos mortais de um amigo.

Nos mares do século XVIII, o símbolo adornava as bandeiras piratas, formando a imagem conhecida como Jolly Roger (onde a caveira aparece acompanhada de ossos cruzados). No México, a simbologia da calavera é fortemente atrelada ao feriado do Dia dos Mortos, inclusive representando figuras religiosas como a Santa Muerte. A caveira e os ossos também são empregados para indicar locais de potencial perigo. Na arquitetura e cultura gótica, o esqueleto é largamente empregado para referenciar o sinistro e o macabro.

Camisetas Machine Cult com estampa de caveira

Camisetas Machine Cult com estampa de caveira

As caveiras e o motociclismo

A caveira passa a tornar-se importante no mundo das motos com o aumento dos moto clubes e das gangues, que reúnem fãs da velocidade sobre duas rodas. Usando-a em seus logotipos e brasões, sempre estampados em suas jaquetas e camisetas, os motociclistas criaram forte identidade visual. Também as tatuagens integram o conjunto, com mensagens que diferenciam cada tribo e suas características.

Distanciando-se da tradicional e simples representação da morte, para os motociclistas a caveira é, acima de tudo, símbolo da igualdade: uma lembrança de que, no fundo, todos são iguais e têm o mesmo fim.

Algumas variações podem ser observadas: o esqueleto aparece, por vezes, com asas que representam a liberdade e o estilo de vida dos motoqueiros; em outras situações, vem envolta em chamas, indicando força e resistência. Elas aparecem em logotipos de gangues famosas como os Hell’s Angels e os Outlaws. Além de identificarem os grupos, muitas dessas imagens chegam a indicar relações de amizade/inimizade entre as próprias gangues e com a polícia.

Nos produtos culturais, a relação com a caveira foi explorada em várias ocasiões. Um exemplo está em um famoso personagem de quadrinhos da Marvel, o Motoqueiro Fantasma, que é nada mais do que uma caveira em chamas.

A caveira é o símbolo máximo do motociclismo e não representa a agressividade, mas sim a fraternidade e a igualdade nas estradas.

 

3 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 3 3 Flares ×
final do post6

Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *