Skip to content

A caveira no motociclismo

caveira no motociclismo

A figura da caveira no motociclismo

A caveira no motociclismo é quase um clichê. Como toda tribo ou grupo cultural que busca identificação marcante, os motociclistas constantemente empregam símbolos e caracterizações bem distintas. Entre as mais famosas, destaca-se a da caveira humana. Com uma enorme amplitude de significados e interpretações nas mais variadas culturas, o símbolo aparece em roupas, acessórios, tatuagens e nos próprios veículos.

O uso da imagem passou por inúmeras transformações e alterações de sentido, adequando-se aos mais diversos contextos e mensagens.

caveira no motociclismo

 

 

A simbologia da caveira

Historicamente, o uso mais comum da cabeça do esqueleto humano é o de representar a morte e a mortalidade. Tal contexto pode ser notado em usos famosos como o da magistral cena da peça Hamlet, de Shakespeare, na qual o protagonista trava um monólogo enquanto segura os restos mortais de um amigo.

Nos mares do século XVIII, o símbolo adornava as bandeiras piratas, formando a imagem conhecida como Jolly Roger (onde a caveira aparece acompanhada de ossos cruzados). No México, a simbologia da calavera é fortemente atrelada ao feriado do Dia dos Mortos, inclusive representando figuras religiosas como a Santa Muerte. A caveira e os ossos também são empregados para indicar locais de potencial perigo. Na arquitetura e cultura gótica, o esqueleto é largamente empregado para referenciar o sinistro e o macabro.

As caveiras e o motociclismo

A caveira no motociclismo passa a tornar-se importante com o aumento dos moto clubes e das gangues, que reúnem fãs da velocidade sobre duas rodas. Usando-a em seus logotipos e brasões, sempre estampados em suas jaquetas e camisetas, os motociclistas criaram forte identidade visual. Também as tatuagens integram o conjunto, com mensagens que diferenciam cada tribo e suas características.

Distanciando-se da tradicional e simples representação da morte, para os motociclistas a caveira é, acima de tudo, símbolo da igualdade: uma lembrança de que, no fundo, todos são iguais e têm o mesmo fim.

Algumas variações podem ser observadas: o esqueleto aparece, por vezes, com asas que representam a liberdade e o estilo de vida dos motoqueiros; em outras situações, vem envolta em chamas, indicando força e resistência. Elas aparecem em logotipos de gangues famosas como os Hell’s Angels e os Outlaws. Além de identificarem os grupos, muitas dessas imagens chegam a indicar relações de amizade/inimizade entre as próprias gangues e com a polícia.

Nos produtos culturais, a relação com a caveira foi explorada em várias ocasiões. Um exemplo está em um famoso personagem de quadrinhos da Marvel, o Motoqueiro Fantasma, que é nada mais do que uma caveira em chamas.

A caveira é o símbolo máximo do motociclismo e não representa a agressividade, mas sim a fraternidade e a igualdade nas estradas.

Quadro disponível na loja Machine Cult
Quadro disponível na loja Machine Cult

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (6)

[…] + Blog MachineCult A Caveira no Motociclismo […]

Responder

Na verdade representa a morte, e caveiras servem para dar medo,
é isso que as gangues queriam, que os outros sentissem medo deles,
e achavam… legal. Não há nada de intelectual ou de inteligente na
origem do uso pelos motociclistas, eram caipiras ignorantes e intolerantes dos USA.

Disso, surgiu esse estilo.

Simples.

Responder

Agradecemos sua contribuição!

Responder

Comentários d quem não utiliza duas rodas nas estradas é fácil d identificar… Piloto há 26 anos motos e digo q é singular ser motociclista e a caveira representa q todos no final tem o mesmo fim e ficaremos em ossos pq a morte é única certeza q temos.

Responder

Estou encantada com este tema é gostaria de mais referências sobre o assunto, pois estou escrevendo um artigo científico neste sentido.
Parabéns pelo post!
Se puder indicar bibliografia ou links lhe serei muito grata. Bjs

Responder

Olá, obrigado pela mensagem e por acompanhar o blog da Machine Cult. Não temos bibliografia para indicar, mas fica como dica pesquisar em blogs de motociclismo em língua inglesa.

Responder