Skip to content

Dragsters: adaptados e velozes

Dragsters: adaptados e velozes

Dragsters
Os dragsters são veículos leves com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de velocidade e de arrancada. Também são conhecidos como Hot Rods e normalmente são derivados de adaptações de motocicletas ou automóveis, tendo surgido nos EUA na década de 40. Têm relação com a Kustom Kulture, ou cultura de personalização.

Dragsters
As provas com dragsters acontecem, normalmente, entre dois veículos em pistas retas com distâncias pequenas. Os trajetos mais comuns são os de ¼ de milha (400 metros), mas existem também os de 300 e 200 metros. Os resultados das corridas são registrados eletronicamente desde os anos 60.

Antes de cada corrida, os participantes contam com um tempo dedicado especialmente para a preparação e aquecimento de seus motores e pneus. Um sistema de luzes conhecido como Christmas Tree (árvore de Natal) dá a largada, e por si só já é um teste do tempo de reação dos competidores. Vence quem ultrapassar a linha de chegada em primeiro lugar, um desafio que combina o tempo de resposta, a velocidade do veículo e o tempo utilizado no percurso. Alguns veículos mais rápidos precisam até de um sistema de paraquedas, acoplado na traseira, para efetivamente frearem.

Dragsters
Existem diversas organizações de âmbito nacional que regem as competições com dragsters. Nos Estados Unidos, as mais importantes são a NHRA (National Hot Rod Association) e a IHRA (International Hot Rod Association). Na América do Sul, as maiores corridas acontecem na Colômbia pelo Clube G3, uma organização privada. No Brasil, são poucos circuitos, mais notavelmente a Copa Brasil de Arrancadas e o Campeonato ECPA, de Piracicaba-SP.

Monster Trucks – Poder e destruição

Os dragsters podem ser divididos em centenas de classes, levando em conta suas características e especificações técnicas. Porém, as cinco classes reconhecidas profissionalmente pela NHRA são:

  • Top Fuel Dragster – a classe mais rápida, também contempla alguns dos veículos mais velozes do mundo. Velocidades próximas de 500km/h já foram registradas;
  • Top Fuel Funny Car – um pouco menos rápidos que os Top Fuel Dragsters, os Funny Cars são construídos com fibra de carbono;
  • Pro Modified – os Pro Mod possuem algumas restrições nos motores, mas seu poder é altíssimo, graças a combustíveis com óxido nitroso;
  • Pro Stock – normalmente parecidos com veículos comerciais, os Pro Stock chegam a alcançar 330 km/h;
  • Pro Stock Bike – são motocicletas altamente modificadas, possuindo aerodinâmica incomparável e chegando a atingir 310 km/h.

A corrida de dragsters impressiona pela intensa velocidade e inovações técnicas. Mesmo a segurança merece destaque, uma vez que pouquíssimos acidentes ocorreram desde o início da prática. O ritmo alucinante das provas captura a atenção de qualquer maluco por rapidez. Já viu os dragsters correndo? Não perca tempo!

Os Melhores Livros Sobre Carros