Dragsters: adaptados e velozes

18 Flares Facebook 13 Twitter 2 Google+ 3 18 Flares ×

dragster-2
Os dragsters são veículos leves com motores extremamente potentes, especialmente projetados para provas de velocidade e de arrancada. Também são conhecidos como Hot Rods e normalmente são derivados de adaptações de motocicletas ou automóveis, tendo surgido nos EUA na década de 40. Têm relação com a Kustom Kulture, ou cultura de personalização.

dragster-4
As provas com dragsters acontecem, normalmente, entre dois veículos em pistas retas com distâncias pequenas. Os trajetos mais comuns são os de ¼ de milha (400 metros), mas existem também os de 300 e 200 metros. Os resultados das corridas são registrados eletronicamente desde os anos 60.

Antes de cada corrida, os participantes contam com um tempo dedicado especialmente para a preparação e aquecimento de seus motores e pneus. Um sistema de luzes conhecido como Christmas Tree (árvore de Natal) dá a largada, e por si só já é um teste do tempo de reação dos competidores. Vence quem ultrapassar a linha de chegada em primeiro lugar, um desafio que combina o tempo de resposta, a velocidade do veículo e o tempo utilizado no percurso. Alguns veículos mais rápidos precisam até de um sistema de paraquedas, acoplado na traseira, para efetivamente frearem.

dragster-5
Existem diversas organizações de âmbito nacional que regem as competições com dragsters. Nos Estados Unidos, as mais importantes são a NHRA (National Hot Rod Association) e a IHRA (International Hot Rod Association). Na América do Sul, as maiores corridas acontecem na Colômbia pelo Clube G3, uma organização privada. No Brasil, são poucos circuitos, mais notavelmente a Copa Brasil de Arrancadas e o Campeonato ECPA, de Piracicaba-SP.

Os dragsters podem ser divididos em centenas de classes, levando em conta suas características e especificações técnicas. Porém, as cinco classes reconhecidas profissionalmente pela NHRA são:

  • Top Fuel Dragster – a classe mais rápida, também contempla alguns dos veículos mais velozes do mundo. Velocidades próximas de 500km/h já foram registradas;
  • Top Fuel Funny Car – um pouco menos rápidos que os Top Fuel Dragsters, os Funny Cars são construídos com fibra de carbono;
  • Pro Modified – os Pro Mod possuem algumas restrições nos motores, mas seu poder é altíssimo, graças a combustíveis com óxido nitroso;
  • Pro Stock – normalmente parecidos com veículos comerciais, os Pro Stock chegam a alcançar 330 km/h;
  • Pro Stock Bike – são motocicletas altamente modificadas, possuindo aerodinâmica incomparável e chegando a atingir 310 km/h.

A corrida de dragsters impressiona pela intensa velocidade e inovações técnicas. Mesmo a segurança merece destaque, uma vez que pouquíssimos acidentes ocorreram desde o início da prática. O ritmo alucinante das provas captura a atenção de qualquer maluco por rapidez. Já viu os dragsters correndo? Não perca tempo!

 

18 Flares Facebook 13 Twitter 2 Google+ 3 18 Flares ×
final do post3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *