Skip to content

Evel Knievel

saiba quem foi Evel Knievel

Saiba quem foi Evel Knievel – um Gigante Sobre Duas Rodas

São raros os amantes de manobras radicais que não conhecem o nome de Evel Knievel. Um gigante sobre duas rodas, destemido até as últimas consequências, Evel Knievel se consagrou como um dos maiores ícones mundiais pelo pioneirismo de acrobacias altamente perigosas. Os seus sucessos foram muitos, assim como fracassos que lhe renderam mais de 35 ossos quebrados e uma entrada no livro Guinness de Recordes.

Evel Knievel

Origem, descobertas e vocação

Nascido em Montana, nos Estados Unidos, como Robert Craig Knievel Jr., o maior temerário de todos os tempos veio de uma origem humilde. Criado pelos avós paternos, quando tinha apenas oito aos de idade compareceu a um show do piloto Joie Chitwood e descobriu a sua verdadeira vocação. Apaixonado por motocicletas e pela adrenalina proporcionada pela velocidade, pode-se dizer que Evel era um espírito livre. Incansavelmente sempre em busca de novos desafios e emoções desde jovem, ele participou de diversos rodeios locais, torneios de ski, jogos de hockey, entre outros. Mas foi com o motocross que ele encontrou um refúgio para a sua necessidade de liberdade e adrenalina.

Porém, depois de participar de alguns torneios da modalidade, sofrer ferimentos e ser obrigado por um tempo a sustentar sua família, Knievel decidiu que podia, também, ser um verdadeiro daredevil e fazer como os grandes astros.

O nascimento de uma lenda

Mais do que exímio piloto, ele era igualmente um grande showman. Dotado de uma enorme capacidade de liderança e visão de negócios, Evel Knievel promoveu o seu primeiro show de manobras sozinho. Escreveu notas para a imprensa, vendeu os seus ingressos pessoalmente e ainda serviu como mestre de cerimônias em seu próprio show. A manobra foi bem sucedida e esse foi apenas o início do que viria a ser um dos maiores ícones de todos os tempos. O patrocínio veio em seguida, assim como o sucesso alarmante a partir da década de 60 que o acompanharia para o resto da carreira.

Caesar’s Palace

Evel Knievel

Entre todas as suas conquistas, foram três acrobacias que mais marcaram, permaneceram no imaginário popular e tornaram Evel Knievel um herói. A primeira, o infame salto no Caesar’s Palace, em 1967. Depois de passar pela rampa de lançamento e saltar sobre as fontes do Cassino, uma falha no motor fez com que a moto perdesse força, o que resultou em uma enorme queda. Ele passou 29 dias em coma, mas, ao se recuperar, transformou-se em uma estrela nacional.

Idaho Snake River

Evel Knievel Idaho Snake River

O segundo salto mais famoso foi através do Snake River, Idaho, em 1974, em que Evel passaria por cima do rio, montado em um foguete construído especialmente para a performance. O lançamento ocorreu sem problemas, porém o paraquedas se abriu antes do tempo, fazendo com que Evel pousasse na mesma margem do rio ao qual havia se lançado, apenas 200 metros mais à frente. O que poderia ser considerado um fracasso, se tornou um dos momentos mais lembrados da carreira do daredevil e não diminuiu sua popularidade.

Estádio de Wembley

Evel Knievel Estádio de Wembley

Seu terceiro grande momento foi em 1975, em frente a um público assíduo e apaixonado de 90 mil pessoas, no estádio de Wembley, em Londres. A façanha seria a de pular sobre 13 ônibus estacionados lado a lado, cobrindo uma área de 40 metros. A acrobacia quase deu certo, mas Evel Knievel acabou caindo durante a aterrissagem. Fraturou a bacia, mas saiu andando do estádio, deixando os espectadores perplexos e maravilhados.

Evel Knievel Manobras

Um verdadeiro rei da autopromoção, sempre em busca de novos desafios, Knievel faleceu em 2007, aos 69 anos, de doença pulmonar, deixando um grande legado de superação e destreza. Foi homenageado ao longo dos anos em filmes, livros e documentários e tornou-se referência ao redor do mundo. Com uma vida marcada por erros e acertos, coragem e força de vontade, Evel Knievel se consagrou como um dos maiores gigantes sobre duas rodas.

Evel Knievel foto

 

Dia do Motociclista