Skip to content

Fusca, o clássico

História da Fusca

O Fusca é símbolo de carro popular e representou um dos maiores sucessos do setor automobilístico. Difícil conhecer algum maníaco por carros que não se interesse ao menos um pouco pelo modelo. O Fusca já não é mais fabricado e deixa saudades em muitas gerações, mas influenciará para sempre com seu forte legado. Caracterizado por sua mecânica simples, design arrojado e carroceria resistente, o Fusca já foi o carro mais vendido do mundo.

História da Fusca


História da Fusca Propaganda

O Fusca e sua história

O Fusca foi criado na Alemanha no início da década de 30. Nesse período, o país vivia uma dura crise econômica, que limitou consideravelmente seus índices de motorização. Desta forma, a indústria automobilística teve que rumar para soluções mais econômicas, pequenas e fáceis de produzir. Deste ideal surge o conceito de “Volks Auto” ou “Volks Wagen” (“carro popular” em alemão).

A produção de protótipos contou com apoio até do governo de Adolf Hitler e tem início ainda na década de 30, com a consolidação da fabricante Volkswagen e os testes em corridas de 50 mil quilômetros. Em 1947, a fabricante já alcançava a marca de 10 mil modelos produzidos e começava a exportação para outros países.

Os Melhores Livros Sobre Carros

Durante a 2ª Guerra Mundial, a Volkswagen concentra seus investimentos em equipamentos bélicos e a atenção aos carros populares fica reduzida, levando a dificuldades na manutenção da fabricação do Fusca.

A retomada definitiva acontece com o fim da guerra e o modelo populariza-se internacionalmente, com instalações de filiais. Nos Estados Unidos, vira sensação. Na Europa, conquista o mercado de vários países.

Fabrica Fusca Alemanha
No Brasil, o modelo chega em 1951 e o primeiro Fusca é produzido em indústria nacional em 1959. Vira febre quase que instantaneamente, graças ao seu preço convidativo e alto custo-benefício. Foram lançados 33 variações do modelo, ao todo, no país. Em 1996, a Volks deixa de fabricar o carro no Brasil, continuando apenas no México, onde é fabricado o último modelo de todos em 2003.

Frases de Fusca – só as melhores

Fusca e seu legado

A enorme popularidade do Fusca impede que o fim da disponibilidade de modelos aconteça tão cedo. Colecionadores e fãs continuam preservando e, em alguns casos, customizando o carro (o que é possível graças à versatilidade da mecânica). Até na menor das cidades do interior é possível encontrar clubes dedicados a expor e trocar experiências com seus modelos.

Depois de sua extinção, o Fusca ainda foi lançado em duas novas gerações: o New Beetle (1998 – 2011) e o atual Novo Fusca ou apenas Beetle (lançado em 2013), uma versão menos econômica e popular.

Novo Fusca Propaganda
Influenciando muitos outros carros e vendendo como poucos, o Fusca tornou-se clássico e sua aura e legado estarão sempre presentes no coração de quem ama carros.


Miniaturas, Camisetas e souvenires de Fusca você encontra na loja online da Machine Cult, acesse!

Miniatura Fusca Branco - Kit presente Criativo

Camiseta Fusca

Quadro decorativo Eu amo Fusca