Skip to content

Globo da Morte

Globo da Morte

Globo da Morte – Desafiando a vida sobre duas rodas

Certamente uma das lembranças mais marcantes de quem ia muito ao circo quando criança é o Globo da Morte. A atração envolve manobras de motocicleta em uma estrutura esférica e metálica, normalmente de dimensões consideráveis, com performances ousadas e loops verticais e horizontais. O efeito dá a impressão de vermos as máquinas voando e rodopiando livremente, uma imagem que impressiona e chega a amedrontar.

Embora não seja conhecido o nome do inventor do ato, existem registros de que o Globo da Morte foi patenteado em 1903, porém não se sabe se a intenção já era o uso com motos. As fotos mais antigas da atração datam dos anos 30 e há pesquisas na área para garimpar documentação

As manobras realizadas são complexas, exigindo dedicação e precisão. É comum que vários motociclistas participem, tornando ainda mais desafiador o ato, com a necessidade de se controlar rigorosamente a velocidade, equilíbrio e tempo. No período de 1949 e 1997, são conhecidos três acidentes fatais envolvendo o Globo da Morte.

Evel Knievel

A atração atinge todas as idades e gerações. O motociclista mais jovem que encarou o Globo foi Maximus Garcia, com quatro anos e seis meses na ocasião. Maximus era membro de uma equipe composta por ele e seus pais, responsáveis pela criação de um Globo que se separa em três secções horizontais. Já o “globista” mais velho em atividade é o brasileiro Claudio Azevedo de Rodrigues, de 70 anos, contando com 40 anos de experiência.

O modelo de bike mais usado é a offroad (também utilizada em esportes radicais na lama), com preferência notável pela Yamaha RT 100, uma moto leve que permite alcance de atitudes e manutenção da velocidade.

Globo da Morte
Foto: Carlos Roberto

Em 2011, o time Infernal Varanne entrou para o Guiness com o recorde de maior número de globistas simultaneamente. Foram seis motoristas e uma pessoa parada no meio do Globo da Morte.

Assistir a uma performance no Globo é uma experiência única em vários sentidos: o barulho ensurdecedor dos motores e choques das máquinas contra o metal, a ansiedade pelas manobras desafiadoras, o medo de um erro mínimo de cálculo gerar um acidente. Todas as impressões se misturam pra gerar uma grande sensação. Praticamente toda criança já se impressionou com os perigos do Globo da Morte, seus bravos pilotos e máquinas voadoras.

Assista o vídeo e veja as loucuras: