Kustom Kulture

11 Flares Facebook 5 Twitter 3 Google+ 3 11 Flares ×

kustom-kulture-1
O termo Kustom Kulture é um neologismo norte-americano derivado das palavras Custom (personalizado) e Culture (cultura), significando algo próximo de “cultura da personalização”. Sua definição é muito ampla e engloba todas as tendências em arte, veículos, moda e estilo daqueles que construíram e dirigiram carros e motos personalizados dos anos 50 em diante. Sua origem confunde-se com o surgimento dos Hot Rods, carros com motores modificados para aumento de velocidade. Os padrões e ideais dessa cultura foram largamente influentes na moda e no estilo de vida nos últimos 60 anos, sendo fácil detectar sua presença nos mais diversos produtos.

Basicamente, todo artista que se dedica a pintar, redesenhar e modificar seu veículo está enquadrado na Kustom Kulture, em menor ou maior nível. Desde seu aparecimento, a tendência vem se consolidando e forma um verdadeiro movimento.

Os primórdios da Kustom Kulture

Os maiores nomes ligados ao movimento são artistas como Von Dutch, “Big Daddy” Ed Roth e os irmãos Barris. Vários movimentos e subculturas relacionaram-se com a Kustom Kulture ao longo do tempo: skinheads, mods e rockers nos anos 60, os punks nos 70, heavy metal e rockabilly nos 80 e o psychobilly nos anos 90. Cada segmento adicionou suas próprias customizações, ideais e padrões estéticos, fazendo da Kustom Kulture um espaço colaborativo e em constante expansão e transformação. Entre os exemplos de aplicação estão Harley-Davidsons personalizadas, motos Triumph e as Von Dutch Kustom Cycles.

Assim, o caráter da cultura é, ao mesmo tempo, homogêneo e heterogêneo. Abrigando um grande número de diferentes atitudes sob uma definição comum, a customização acaba promovendo união entre manifestações aparentemente distintas.

kustom-kulture-von-dutch

Motocicleta criada por Von Dutch

 

Kenny Howard, conhecido pelo famoso apelido Von Dutch, foi um mecânico de motos, artista, metalúrgico e fabricante de armas e facas. Nascido em 1929, ficou mundialmente conhecido como um dos pais da Kustom Kulture. Seu trabalho com carros e motocicletas foi largamente reconhecido como um dos melhores na área de customização e sua companhia, a Von Dutch Originals, é lucrativa até hoje com produtos inspirados em suas obras. Os métodos pouco ortodoxos de Dutch baseavam-se na regra principal: não há regras, aproximando-se da contracultura norte-americana e da essência de conceitos como liberdade, estilo, sexo e movimento.

Seja em veículos, roupas, estilos, tatuagens ou arte em geral, a Kustom Kulture se faz presente nas mais diferentes áreas e é muito importante na atual imagem do estilo de vida ligado à velocidade.

 

11 Flares Facebook 5 Twitter 3 Google+ 3 11 Flares ×
final do post3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *