Mad Max – Desertos e estradas

3 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 3 3 Flares ×

mad-max
Mad Max é um filme australiano de 1979, dirigido por George Miller, que retrata um futuro distópico (o contrário de utópico, ou seja, longe de ideais e boas previsões) onde gangues motorizadas tomaram conta das estradas do mundo, usando de violência extrema em constantes disputas por fontes de energia escassas. No elenco, um ainda pouco conhecido Mel Gibson interpreta o herói Max. O filme teve orçamento baixo e surpreendeu na bilheteria, tornando-se um dos maiores sucessos do cinema australiano e garantindo duas sequências. O quarto filme está previsto para ser lançado em 2015.

A ambientação de Mad Max são as estradas dos desertos da Austrália, completamente tomadas por gangues que utilizam carros e motos modificados. Grande parte das três produções enfoca perseguições automobilísticas frenéticas e sequências carregadas de ação com veículos.

Em cada um dos filmes da trilogia, Max e os outros personagens usam carros como o Ford Falcon XB (o Interceptor, no filme), Chevrolet Impala Sedan, Holden Monaro Coupe e motos como a Kawazaki Kz1000. No segundo filme, um total de 14 veículos foi destruído para as cenas de colisão, todas feitas em uma tomada.

mad-max-2

Mad Max (1979)

Max Rockatansky (Mel Gibson) é um patrulheiro da polícia em um futuro não muito distante. Envolvido em uma briga entre gangues, Max elimina um criminoso e arranja uma série de inimigos no caminho. Os bandidos eventualmente ameaçam a segurança da família de Max, que numa busca desenfreada por vingança persegue cada um dos membros do bando em cenas antológicas.

Mad Max 2 (1981)

Também conhecida como Mad Max 2: The Road Warrior, a sequência foi um sucesso mundial estrondoso e literalmente catapultou a carreira de Mel Gibson. O filme aborda uma comunidade de sobreviventes no deserto que, com a ajuda de Max, luta contra um grupo de ladrões altamente perigoso, numa linha de enredo claramente influenciada pelo western ou bangue-bangues.

Mad Max Beyond Thunderdome (1985)

No Brasil, o terceiro filme é Mad Max: Além da Cúpula do Trovão e conta, além de Gibson, com Tina Turner no papel da líder de uma cidade que tenta se reconstruir, mas vive ameaçada por cruéis criminosos. A produção foi um grandioso sucesso, embora tenha arrecadado pouco menos do que Mad Max 2 em bilheteria.

As perseguições e ótima ambientação fizeram da trilogia Mad Max filmes únicos e extremamente cativantes, hoje com status de filme cult ao redor do mundo. O quarto filme, Mad Max: Fury Road, foi anunciado em 2011 e está em produção, com previsão para ser lançado em 2015. Ao invés de Gibson, agora é Tom Hardy quem assumirá o papel de Max.

Recomendamos todos os filmes da série para os alucinados por velocidade e veículos. Mad Max representa um grande marco no cinema e é essencial para amantes de ação e aventura.

 

3 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 3 3 Flares ×

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *