O que são miniaturas em escala

Miniaturas em escala – entenda este conceito

Este texto tem por objetivo explicar aos nossos leitores e clientes o que são miniaturas em escala. Utilizaremos como exemplo as miniaturas de carros e motos que são os produtos vendidos em nossa loja online, a Machine Cult.

Resumidamente, a escala de uma miniatura está relacionada ao seu tamanho comparado com o objeto em tamanho real. Exemplo prático: uma miniatura de Fusca na escala 1:18 é 18 vezes menor que um Fusca em tamanho real; ou, um Fusca (tamanho real) é 18 vezes maior que a miniatura de Fusca na escala 1:18, fácil?

o que são miniaturas em escala
Infográfico – o que são miniaturas em escala

O conceito de escala

Sendo mais específico, para entender o que são miniaturas em escala, é importante ter em mente alguns conceitos:

Escala natural: quando o tamanho real do objeto é igual ao representado no plano gráfico (desenho ou similar) (escala 1:1).

Ex: um caneta (objeto real) que tenha 10 cm é desenhada no papel (plano gráfico, desenho) com 10 cm, então pode se afirmar que o desenho está numa escala natural 1:1.

Escala reduzida: quando o tamanho real é maior do que a área representada no plano gráfico (escala 1:10).

Ex: um caneta (objeto real) que tenha 10 cm é desenhada no papel (plano gráfico) com 5 cm, pode se afirmar que o desenho está numa escala reduzida de 1:2.

 

Atenção para um erro comum:

Um erro muito comum que circula na internet quando se tenta explicar o que são miniaturas em escala é afirmar que determinada escala tem uma certa medida, algo como:

“As miniaturas de carros na escala 1:24 têm 20 cm”.

A afirmação acima está incorreta, pois, por exemplo, uma miniatura de Fusca na escala 1:24 nunca terá o mesmo tamanho de uma miniatura Cadillac Coupe Deville. O Fusca tem 17 cm e o Cadillac tem 23 cm.

Isso porque (relembrando o que grifamos no início deste texto) a escala de uma miniatura está relacionada ao seu tamanho comparado com o modelo verdadeiro.

Um Fusca de verdade tem aproximadamente 4 metros e um Cadillac Coupe Deville 5,4 metros.

Na Machine Cult, além de informar a escala, informamos as medidas em centímetros das miniaturas.

 

Finalizando

Pode parecer complicado entender o que são miniaturas em escala, mas é um ponto de partida importante para iniciar uma coleção de miniatura ou comprar um presente para alguém.

Dica final: quanto menor for o denominador (número depois dos dois pontos), maior será o tamanho da miniatura em centímetros.

Ficou com alguma dúvida? Escreva sua pergunta nos comentários que responderemos o mais breve possível.


Gostou deste post?

Cadastre-se em nossa newsletter e receba atualizações do blog da Machine Cult.



 

Machine Cult

Machine Cult - Kustom Shop

2 thoughts to “O que são miniaturas em escala”

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *