Skip to content

O Selvagem da Motocicleta

O Selvagem da Motocicleta - Rumble Fish

Resenha do filme “O Selvagem da Motocicleta”

A frase “The Motorcycle Boy reigns”, algo como “O Garoto da Motocicleta reina”, faz referência direta ao filme Rumble Fish (1983), conhecido no Brasil como O Selvagem da Motocicleta. Trata-se de um drama dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Matt Dillon e Mickey Rourke, verdadeiro clássico cult que ficou famoso pelas referências ao estilo de vida e cultura dos motociclistas.

O Selvagem da Motocicleta - Rumble Fish

O enredo conta a história de Rusty James (interpretado por Dillon), um motoqueiro durão das ruas que luta para superar a reputação de seu irmão mais velho, conhecido como The Motorcycle Boy (Rourke).

Além dos já citados Dilon e Rourke, então no ápice de suas carreiras, o filme ainda conta com a presença de nomes como Laurence Fishburne, Tom Waits, Nicolas Cage, Dennis Hopper e Diane Lane.

O Selvagem da Motocicleta - Rumble Fish

Cidade em preto e branco

Baseado no romance “Rumble Fish”, de S.E. Hinton, o roteiro segue a vida do bad boy Rusty James em Tulsa, Oklahoma, desapontado com tudo sem ter exata noção do motivo. Muito da qualidade do filme está já na ambientação, com uma cidade carregada de tons em preto e branco que inspira nostalgia. O irmão mais velho de Rusty, Motorcycle Boy, volta para casa após um longo período fora e começa então uma luta psicológica, envolvendo fantasmas e traumas do passado.

Trailer o Selvagem da Motocicleta

Ótima fotografia e trilha sonora muito bem encaixada continuam guiando Rusty a uma espiral descendente no mundo da violência e do crime nas ruas, enquanto a presença normalmente silenciosa do Motorcycle Boy dá o contraponto.

As performances dos atores são o grande destaque de Rumble Fish e elevam a experiência e narrativa ao patamar de filme artístico.

O Selvagem da Motocicleta - Rumble Fish

De lugar nenhum a lugar algum

A direção de Coppola é brilhante, como de costume. Rumble Fish é considerado um dos seus últimos grandes filmes artísticos e lançado quatro anos depois daquela que muitos consideram sua obra-prima: Apocalypse Now. Todas as cenas passam a impressão de fluxo acelerado do tempo, ao mesmo tempo em que demarcam a estagnação graças ao uso do preto e branco e de tomadas abstratas.

A sensação que o filme passa é justamente a de nascer e crescer em lugar nenhum e ir para lugar algum, numa jornada cíclica sem perspectivas. Envolvendo a temática, a estética de motos confere originalidade e um aspecto único ao ambiente do filme.

Rumble Fish é uma produção de alto nível, largamente recomendada para fãs de drama com foco nos personagens e, evidentemente, para todos os viciados em motos. A filosofia e as metáforas do filme certamente ficam mais acessíveis para quem compreende a paixão pela velocidade.

Filmes sobre motos