Skip to content

Scott Jacobs – O artista plástico oficial da marca Harley-Davidson

Scott Jacobs - O artista da Harley-Davidson

Scott Jacobs – O artista da Harley-Davidson

Scott Jacobs nasceu na cidade de Cranford, em Nova Jersey (EUA), onde também cresceu e deu início à sua carreira. Na adolescência, estudou e se formou no colégio Westfield, onde deu seu primeiro passo como artista, desenhando ilustrações à base de caneta e tinta para o jornal da escola.

Scott Jacobs - O artista da Harley-Davidson

Ao mesmo tempo em que estudava e desenhava para o jornal, Jacobs começou a trabalhar em uma galeria de arte, onde aprendeu a respeito do mercado da arte e assim que se formou, passou a vender arte pela cidade em uma van. “Travelling Art Gallery”, ou “Galeria de Arte Viajante”, foi o nome dado ao seu novo empreendimento, em que ele mesmo construía, esculpia e pintava as molduras para os quadros que vendia.

Com apenas 19 anos de idade, comprou uma galeria de arte em Nova Jersey por um valor muito abaixo do mercado e se tornou um comerciante de arte de sucesso, mantendo a galeria por 25 anos.

With a Twist of Luck - Scott Jacobs
With a Twist of Luck

Após se casar no ano de 1985, Scott passou três anos sem pintar nenhuma tela, até que em 1989 ele ganhou como presente de Natal da sua esposa tela, tintas e um cavalete, o que o incentivou a voltar a pintar.

Como era o dono da galeria, Jacobs assinava as obras com o pseudônimo de “Escoteté”, pois assim conheceria a opinião dos seus clientes de forma anônima, podendo aperfeiçoar suas as obras de acordo com o público.

Kustom Kulture – O que é?

No início, ele se dedicou à arte abstrata e cubista, mas seguindo o feedback de seu público, mudou totalmente de estilo, passando a realizar obras fotorrealistas.

Nessa época, seus trabalhos retravam com frequência celebridades como Joan Lunden, Kathy Ireland e Malcolm Forbes, mas foi no ano de 1993 que, por sugestão de um amigo, Jacobs começou a incorporar sua paixão pelas motocicletas Harley-Davidson em suas pinturas.

Fat Boy - Scott Jacobs
Fat Boy
Live to Ride - Scott Jacobs
Live to Ride

Seus primeiros quadros sob essa inspiração foram “Fat Boy” e “Live to Ride”, que participaram de uma exposição em Nova York, chamando a atenção do público e do chefe do Conselho da Harley-Davidson.

Após 60 dias de exposição, no ano de 1993 Scott Jacobs se tornava o primeiro artista oficial do programa de arte da Harley-Davidson, posição que ocupa até hoje.

Foi então que o sucesso chegou até o artista e passou a realizar trabalhos para marcas como Chevrolet, Ford, Mattel, Marilyn Monroe Estates, Elvis Presley Enterprises, entre outras.

Evolution
Evolution

Até o ano de 2013, Scott foi o artista oficial por 17 vezes do Sturgis Motorcycle Rally, evento que reúne fãs de motos do mundo inteiro na cidade de Sturgis, em Dakota do Sul (EUA).

Outros temas que o artista retrata incluem salas de jogos, natureza morta, vinhos, carros e flores e seus trabalhos chegam a ser vendidos entre 40 mil e 150 mil dólares.

Panacea Study
Panacea Study
Finishing Touch
Finishing Touch