Skip to main content
Chopper x Bobber

Chopper x Bobber – Uma história em comum

Motos customizadas são uma paixão mundial – e não é de hoje! Depois da Segunda Guerra, as motos passaram por algumas adaptações para se tornarem mais estilosas e personificarem novas atitudes.

Ícones de um espírito liberto e fora do convencional, as motos customizadas podem retratar mais fielmente a personalidade de seu dono.

O que é e como surgiu a chopper

O termo chopper refere-se à remoção ou corte de peças de uma moto (ou chopping), desde que estas não sejam necessárias para o seu bom funcionamento – podem ser retirados os para-lamas, luzes, assentos extras, troca-se o tanque de combustível por um menor, etc. Com isso, a moto fica mais afinada, leve e com um estilo próprio. Outro detalhe interessante é que geralmente são colocadas novas rodas, bem desproporcionais: a roda traseira é maior e mais larga, sendo que a dianteira é menor e mais fina, apoiada por um garfo bem alongado.

Easy Rider Moto Chopper

Quando os soldados americanos, os que amavam motocicletas, neste caso, retornaram da Segunda Guerra, se deparavam com um mercado restrito às motos gigantescas e potentes da Harley-Davidson e da Indian. Eram modelos bem robustos e agressivos.

Como haviam lutado na Europa e lá as motos eram mais leves, dinâmicas e ágeis, sem perder o estilo, os “bikers”, como eram conhecidos, passaram a adaptar as suas próprias modas ao estilo europeu, já que os fabricantes americanos sempre lançavam o mesmo padrão de motocicletas.

Dessa forma bem revolucionária, surgiu uma prática que dura até hoje, cheia de técnicas específicas e, atualmente, com diversos novos componentes e possibilidades de customização.

moto-chopper-1

O que é e como surgiu a bobber

As bobbers surgiram da mesma forma que as choppers – como uma forma de personalizar as pesadas motos americanas ao estilo europeu. Se nas choppers a ideia é retirar componentes, as bobbers tinham partes encurtadas (do termo bobbing).

As bobbers eram mais frequentes até os anos 1970 e as motos passaram por tanta customização que o termo usado no processo de personalização passou a ser apenas chopper.

Moto estilo bober

Motos customizadas hoje

Até hoje, os grandes fabricantes lançam apenas motos seriadas, cabendo ao dono personalizar, se esse for o seu desejo. Você mesmo pode ir personalizando a sua moto ou até contratar uma empresa especializada nesse serviço – estas são mais comuns nos Estados Unidos, compostas por uma equipe bem diversificada de profissionais, designers a mecânicos especializados.

Outro detalhe importante é que o proprietário pode customizar modelos antigos e novos, assim como iniciar uma moto do zero, totalmente personalizada, buscando integrar as peças e tecnologias que há de melhor no mercado, conforme o seu orçamento.

Não há limites para a customização de motocicletas. Antes de uma marca reconhecida, mais vale investir em uma motocicleta que tenha uma alta qualidade, com um visual criativo e que seja uma extensão da personalidade do seu dono.

No Brasil, a customização é ainda um mercado em expansão. Espera-se que nos próximos anos haja uma expansão na variedade de técnicas, complementos e serviços que atendam às motos personalizadas brasileiras.

Moto estilo bober

 


Café Racer – customização, velocidade e história


Publicidade:

Machine Cult

Machine Cult - Kustom Shop

5 thoughts to “Chopper x Bobber – Uma história em comum”

  1. Eu acho que as duas tem estilos bem únicos então tem que escolher bem para ela combinar com você. Eu particularmente prefiro a bobber, porque ela tem um jeitinho antigo bonito, pena que ela não combina muito comigo…

  2. Gostei das orientacoes e gostaria de ver mais fotos das bobers ou choppers das sou fa a muito tempo.
    Minha primeira moto aos 16 anos era uma bober ou choper ? pois faltava muitas partes, era uma Royal Enfield 1953 que equipei com um guidao alto estilo easy rider. Muitos anos se passaram e hoje aos 60 continuo vom o coracao de menino e amo estas motos.
    Muito Obrigado por esta recordacao.

Deixe seu comentário!