Skip to content

Como iniciar uma coleção de miniaturas

como iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos

Dicas para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos

Iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos, ou de qualquer outro assunto, é um hobby prazeroso e neste post pretendemos abordar alguns aspectos importantes para lhe ajudar.

Segundo definição da Wikpedia, o colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais.

Muitas vezes a coleção tem origens inusitadas:

  • Receber uma coleção de alguém da família ou que não tem mais interesse em dar continuidade.
  • Uma criança que gosta do Mickey, por exemplo, e familiares presenteiam com produtos deste personagem e ao longo do tempo se transformam numa coleção.
  • Um menino que, por algum motivo, não tenha tido oportunidade de ter algum brinquedo e quando adulto resolve colecionar itens da infância.
  • Um apreciador de filmes que coleciona miniaturas de muscle cars por gostar da franquia “Velozes e Furiosos”.
  • Um homem que gostaria de colecionar motos do início do século, mas por serem escassas e às vezes custarem pequenas fortunas, opta por colecionar miniaturas de motos antigas.
  • Uma coleção de copinho de shot ou souvenires de cidades famosas adquiridas em viagens.

Motivos para colecionar

Os motivos são diversos e o mais legal é ver coleções inusitadas que fazem significado para alguém:

  • Instrumentos de medicina utilizados nos séculos passados que são colecionados por médicos e enfermeiros.
  • Um brasileiro descendente de italianos, que coleciona miniaturas de carros e motos das marcas produzidas naquele país, como Ducati, Ferrari, Fiat e Lambretta.
  • Armas antigas de um militar ou policial que tenha interesse pelo tema.

As dicas abaixo são específicas para quem quer iniciar uma coleção de miniaturas de carros e miniaturas de motos, que é um assunto recorrente neste blog, além de vendermos estes produtos em nossa loja online, a Machine Cult Miniaturas. Mas podem ser úteis de alguma forma para colecionadores de outros temas.


O que você quer colecionar?

Para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos, é importante saber que os fabricantes disponibilizam seus produtos de forma muito semelhante. Genericamente, podemos classificar/subdividir os produtos da seguinte forma:

  • Fabricante: Maisto, Jada, Welly, Kinsmart, MotorMax, BBurago, etc.
  • Linha de produtos: Premiere Edition, Special Edition e Fresh Metal 2 Wheelers (fabricante Maisto).
  • Escalas: 1:6, 1:10, 1:12, 1:18, 1:24, 1:32, 1:43, 1:64 – estas são as mais conhecidas, podem haver outras variações, dependendo do fabricante. Criamos um post explicando o que são miniaturas em escala, vale a pena a leitura.
  • Marca do veículo: Volkswagen, Ford, Chevrolet, Ducati, Harley-Davidson, Honda, etc.
  • Modelo do veículo/ano: Fusca 1979, Mustang 1978, Harley-Davidson K Model 1953, etc.
  • Atributos diversos:
    • base expositora e/ou caixa acrílica
    • carroceria em metal, fibra ou plástico
    • portas, capô, porta-malas, tetos que se abrem (carros)
    • fricção
    • suspensão, rodas fixas, rodas que esterçam sem/com sincronia com o volante (carros)
    • pneus emborrachados ou em plástico
    • guidão ativo, suspensão, descanso (pezinho) e cavalete (motos)
    • emitir sons, luzes ou possuir controle remoto
    • adesivos customizados e pintura especial
    • possuir número de série
    • Vir embalada em caixa própria ou comercializada sem embalagem oficial
    • etc.

Muitas variações e combinações podem ocorrer e a lista acima é apenas uma referência para melhor compreensão e orientar como iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos.


Na prática: como montar uma coleção

Vamos pegar como exemplo miniaturas de moto da marca Maisto que apresentam as seguintes variações (linha de produto):

iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos
Miniaturas Maisto – Como iniciar uma coleção de miniaturas

Montar uma coleção de miniaturas de motos – 13 ideias

Cada linha de produto é composta de inúmeras motocicletas (marca da motocicleta, modelo/ano).

Exemplo: Talvez você queira colecionar todas as miniaturas da linha Motos Esportivas e Harley-Davidson na escala 1:12, ou somente alguns modelos na cor preta, esse é um critério que se pode utilizar. Ou pode optar por nenhum critério e colecionar as motos que achar mais legal de qualquer fabricante, escala, linha de produto, etc. O importante é você se identificar com o objetivo da coleção.

Outros exemplos:

  • Miniaturas de motos esportivas de qualquer fabricante, modelo e ano, mas somente na escala 1:18.
  • Miniaturas de carros clássicos americanos dos anos 50 de qualquer fabricante, marca/modelo de veículo, com tamanhos grandes entre 20 e 40cm (escala 1:18 e 1:24).
  • Miniaturas de personagens, carros e motos de filmes. Qualquer fabricante, modelo, escala, etc.

Com estes exemplos, você pode pensar e avaliar quais caminhos seguir para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos. O importante é se identificar com os objetos e possuir os modelos que lhe agradam.

Criamos dois posts especiais com 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de carros e outro com 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de motos, vale a pena conferir.


Espaço físico para guardar e expor as miniaturas

Avalie o espaço físico para guardar e expor. Será que vale a pena ter muitas miniaturas e deixá-las encaixotadas ou guardadas no fundo do armário? Ou será que é mais legal ter poucos e bons exemplares, num local apropriado da casa ou escritório, para que de vez em quando você possa curtir e apreciar sua coleção? A decisão é toda sua, pense a respeito.

Existem prateleiras (expositores) e quadros específicos para miniaturas menores disponíveis para venda, e também é possível encomendar a uma marcenaria ou molduraria um modelo personalizado. Na Machine Cult oferecemos expositores para miniaturas de carros e motos. As miniaturas podem ficar expostas em estante, mesa, sala, perto da churrasqueira, use a criatividade!

Componha o espaço dedicado às miniaturas com bombas de gasolina, placas e quadros. Na loja online da Machine Cult temos centenas de modelos.

ideias para montar uma coleção de miniaturas de carros e motos


Onde comprar miniaturas

A melhor forma de comprar miniaturas é pela internet, pela variedade de modelos e quantidade de informações disponíveis sobre o produto. A loja online da Machine Cult Miniaturas oferece diversas opções de miniaturas de carros e motos.


Quantidade X Qualidade

Leve em consideração que não é a quantidade de miniaturas que faz uma coleção ser melhor ou mais interessante. O que vale é a qualidade, o valor afetivo e emocional, a ligação com tais objetos. Você pode iniciar uma coleção junto com seu filho, ou dar continuidade à coleção que foi do seu pai.

Uma moto que pertenceu a família quando criança, um carro parecido com o do avô ou um modelo antigo que não existe mais (a não ser em museu). Estes são motivos que fazem do colecionismo de carros e motos um hobby muito particular.

A construção de uma coleção pode levar anos ou décadas. Colecionadores relatam que o mais prazeroso não é somente possuir a coleção, mas a pesquisa, a busca por modelos raros ou que tenha algum significado pra você.

Deixe seu comentário no final deste post e conte como iniciou sua coleção de miniaturas.

13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de carros