Skip to content

Decoração de ambientes vintage para a casa

Decoração de ambientes vintage para a casa

Inspire-se nesse estilo e crie ambientes vintage incríveis para a sua residência!

O vintage está bastante em alta quando se fala em decoração. Esse estilo valoriza móveis e objetos antigos que, em conjunto com o restante da decoração, fazem referência ao passado. Nas residências familiares, os ambientes vintage ganham um toque muito especial.

Aquela mobília antiga, herdada dos ancestrais, têm um valor incalculável: além de sua própria funcionalidade e de ajudar na decoração, possui um alto valor sentimental, pois resgata a história familiar e serve de lembrança dos entes queridos.

Mesmo que sua família não possua móveis e objetos dos antepassados, ainda é possível decorar sua casa com o estilo vintage. Para isso, você pode recorrer a lojas de móveis usados e estabelecimentos especializados nesse tipo de decoração, como a Machine Cult.

ambientes vintage - móveis usados

Quer saber mais sobre a decoração vintage? Então recomendamos a leitura desse artigo: Entenda o que é o estilo vintage e como usá-lo na decoração.

E, para ajudar, listamos abaixo alguns ambientes vintage para inspirar. Confira os exemplos e saiba o que usar em cada cômodo da sua casa.

Ambientes vintage para a casa

Sala de estar

Este cômodo é um dos que mais se dão bem com a decoração vintage. Isso por que é nele que se recebe as visitas e parentes. É o local da casa onde o contato familiar é mais forte. É ali que a família se reúne e conversa.

O cômodo precisa ser aconchegante e confortável. Sofás e poltronas são os principais móveis deste ambiente e, por isso, invista nos antigos para realmente criar um ambiente vintage. Estantes e cristaleiras cheias de antiguidades e recordações também são importantes.

Retratos da família, de modo especial dos ancestrais, são ótimos para serem usados como parte da decoração deste cômodo. As fotos antigas em preto e branco merecem um destaque especial. Você pode emoldurá-las e pendurar esses quadros na parede – ou, então, dispor as fotografias na estante. Uma boa moldura é essencial para valorizar ainda mais esses retratos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cozinha

Neste cômodo, você pode usar eletrodomésticos antigos ou optar pelos que tenham um design retrô, e que estão na moda.

Como os antigos acabam gastando mais energia – e são mais caros para consertar caso dêem algum problema -, podem ser usados apenas como decoração, se houver espaço suficiente. As bancadas que possuam um estilo mais antigo também são uma ótima opção para contrastar com os eletrodomésticos modernos.

Mas não faltam itens decorativos para criar um ambiente vintage. Um jogo de pratos e copos, por exemplo, pode dar um destaque especial para a sua cozinha. Potes de vidro contendo condimentos também combinam bastante com o estilo, além de ajudar a separar e armazenar os temperos. Dispostos em uma prateleira, os vidros deixarão o cômodo com aquela áurea de cozinha antiga.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Copa

O local de refeições da família também fica ótimo com decoração vintage. Mesa e cadeiras antigas são os principais móveis do cômodo com esse estilo. Cristaleiras, estantes, quadros, toalhas e jogos de chá podem transformar a copa em um verdadeiro ambiente vintage e bastante aconchegante.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escritório

O escritório é outro cômodo que combina bastante com o estilo vintage na decoração. Ao mesmo tempo em que se pode usar móveis e objetos antigos, os itens mais modernos e tecnológicos, como computadores, criam o contraste perfeito.

É importante saber que decorar com o estilo vintage não significa transformar o ambiente em um cenário de época. Por isso, manter o equilíbrio entre a lembrança do passado com o tempo atual é essencial.

Neste cômodo, você pode inovar e usar miniaturas de carros e motos antigos, por exemplo. Ou, então, quadros, pôsteres e painéis com temática vintage. Outra sugestão é ter uma máquina de escrever, que tem tudo a ver com este cômodo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Garagem

Muitas pessoas esquecem da garagem quando se pensa em decoração da casa. Ela também pode se transformar em um ambiente vintage.

Miniaturas de automóveis antigos e até mesmo quadros com temática vintage são ótimas opções para decorar a garagem de sua casa. Peças de carros antigos e objetos de mecânica também podem ser aproveitados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Banheiro

Até mesmo o banheiro pode ser decorado no estilo vintage. Há muitas peças antigas, ou mesmo com design antigo, que são achados preciosos. O piso e azulejo farão toda a diferença nesse ambiente vintage. E por que não inovar com alguns painéis?

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quarto

O quarto fica ótimo decorado como um ambiente vintage. Desde a cama até armários antigos, você também pode optar por cômodas, poltronas, penteadeiras e criados-mudos como parte da mobília vintage.

Luminárias também são excelentes opções para completar o estilo, e quadros, pôsteres e miniaturas podem ser o diferencial do seu quarto vintage.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outros ambientes vintage

Todos os demais cômodos da casa também podem ser decorados com o estilo vintage. Closet, oficina, quintal, espaço da churrasqueira… Basta usar a sua criatividade e bom gosto!


Na Machine Cult. temos muitas opções de objetos vintage para decorar a sua casa. São inúmeros quadros, pôsteres, painéis, miniaturas etc. Venha conferir, acesse: www.machinecult.com.br