Skip to content

Decoração vintage para ambientes comerciais

Decoração vintage para ambientes comerciais

Confira dicas de decoração vintage para ambientes comerciais, lojas e escritórios e transforme o seu estabelecimento

Uma das maiores tendências em design de interiores é a decoração vintage para ambientes comerciais, lojas e escritórios. O uso desse estilo impacta positivamente na imagem que o estabelecimento adquire junto a seus clientes, pois desperta a curiosidade e imaginação, além de transmitir segurança e conforto para o público.

De acordo com o Sebrae, o setor de decoração é um dos mercados que mais crescem no Brasil. O segmento movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano, segundo a Associação de Decoração de São Paulo (Adesp). Nesse mercado, as lojas especializadas em decoração vintage ganha destaque.

Decoração vintage: Saiba tudo sobre esse estilo!

Cheio de personalidade, o estilo vintage abusa de peças autênticas e cheias de história. As peças antigas nunca saem de moda! Em qualquer época ou local, o vintage está sempre em alta e é um dos preferidos pelo público, e não se resume apenas no uso de objetos antigos e na decoração. A cultura vintage é a valorização de diferentes aspectos culturais, inclusive de espaços culturais e históricos dentro da cidade moderna.

Um estabelecimento comercial que opta pela decoração vintage embarca nessa valorização e se torna um ponto cultural na cidade, fortalecendo sua imagem e atraindo muito mais clientes. Aderir à decoração vintage para ambientes comerciais é apostar no marketing emocional para atrair um público apaixonado por objetos antigos ou que remetam ao passado.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: Pixabay

Como aplicar a decoração vintage em estabelecimentos comerciais, lojas e escritórios

A cultura vintage é a valorização do que é histórico, ou seja, uma decoração baseada nesse estilo se preocupa em implementar o ambiente com móveis e objetos antigos ou que remetam ao passado.

  • Móveis: o uso de mobília antiga faz toda a diferença em um ambiente. Em escritórios, pode-se investir em poltronas, mesas e sofás antigos, além de estantes de livros e prateleiras. Esses mesmos móveis podem compor a recepção de uma loja ou, até mesmo, a área de atendimento ao cliente. Para outros tipos de estabelecimentos comerciais, o uso de móveis varia de acordo com o setor do negócio. E nem sempre os móveis antigos de um ambiente comercial precisam ter sentido com o tipo de negócio. Uma cômoda vintage pode se adaptar muito bem em um restaurante, por exemplo. Por possuir essa aura lúdica, uma composição dos móveis dependerá da criatividade do decorador.
  • Objetos vintage: para complementar o uso de móveis, há muitas outras antiguidades que podem ser utilizadas, como abajures, espelhos, louças, discos de vinil, vitrola etc. Luminárias e máquina de escrever são itens perfeitos para um escritório.
  • Paredes: as paredes de um estabelecimento são muito importantes quando se pensa em decoração. No caso do estilo vintage, opta-se por paredes com tijolos a vista ou pintadas em cores com tons pastéis. Esse tipo de estilo para as paredes remetem a algo antigo e que perdeu a cor com o passar do tempo. Os tons terrosos e amadeirados combinam muito bem com um escritório, mas tons mais claros e coloridos nas paredes equilibram o ambiente caso opte por muitos móveis de madeira ou de cores escuras.
  • Quadros: além de valorizar as paredes do estabelecimento, uma composição de quadros não pode faltar na decoração vintage para ambientes comerciais. Tanto os quadros antigos quanto os com temática vintage são muito bem-vindos, em todos os seus formatos e tamanhos. No caso dos temas vintage, há a opção de quadros, placas e pôsteres sobre automóveis, cinema, música, publicidade e muitos outros. Clique aqui para saber mais.
  • Miniaturas: uma forma de levar mais alegria e descontração para ambientes vintage é apostar no uso de miniaturas. As miniaturas de motocicletas e automóveis antigos são as preferidas do público. Além disso, é possível criar uma verdadeira coleção com as opções disponíveis no mercado. Para escritórios comerciais e locais de negociação, o uso de miniaturas como parte da decoração pode até favorecer o fechamento de negócios, por tornar o ambiente mais descontraído e alegre.

Exemplos de decoração vintage para ambientes comerciais

Confira alguns exemplos de estabelecimentos comerciais, lojas e escritórios que apostaram na decoração vintage.

O couro é um exemplo de tipo de material vintage, pois o seu uso era uma febre em décadas passadas. Na imagem, é possível encontrá-lo nas cadeiras que compõem a sala de reunião. Além disso, há uma mesa de madeira antiga e uma parede com tijolo à vista.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – defaico.com

A empresa ICrave, de Nova Iorque, apostou na madeira e na iluminação para criar um ambiente vintage. Conta, também, com mesa e cadeiras antigas, além de uma extensa estante e um balcão de recepção estilizado.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – themcneilmixtape.com

Esse escritório optou por sofá e poltronas antigas, alinhados a uma mesa de centro, para compor o ambiente. Além disso, utiliza quadros e luminárias como parte da decoração, e o tom verde pastel nas paredes.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – casavogue.globo.com

O albergue Tailor’s Hostel, em Barcelona/Espanha, é totalmente vintage: balcão antigo, piso de madeira, paredes com tons pastéis e muitas antiguidades. O mais interessante da decoração é que esse hostel foi todo decorado como se fosse uma alfaiataria da década 1930.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – estevampelomundo.com.br

A loja de roupas e conhecida marca italiana Diesel aposta na decoração vintage como parte da cultura da empresa. Móveis antigos como mesas e cabideiros se encontram por toda a loja e servem como vitrine para as roupas.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – lilianpacce.com.br

A loja Tag and Juice, em São Paulo, é um misto de bicicletaria, café, livraria e galeria de arte. O tema da loja são as bicicletas que foram sucesso nas décadas de 1950  1960. Possui quadros, móveis e muitos objetos vintage como parte da decoração.

Decoração vintage para ambientes comerciais
Foto: reprodução – mtbbrasilia.com.br

Para saber mais sobre decoração vintage para ambientes comerciais dos mais diversos segmentos, confira os links abaixo:

Objetos de decoração vintage para ambientes comerciais, lojas e escritórios

A Machine Cult é referência no comércio de quadros, placas, painéis, miniaturas e outros objetos vintage. Visite o nosso site para acessar todas as nossas opções de produtos e surpreenda-se! Abaixo, veja alguns exemplos para transformar o seu estabelecimento:

Este slideshow necessita de JavaScript.