Skip to content

Decoração vintage para sorveterias

Decoração Vintage para Sorveterias

Aprenda a usar decoração vintage para sorveteria e a dar muito mais sabor e diversão ao seu negócio

Durante os dias mais quentes, o sorvete é um alimento que costuma fazer bastante sucesso. Mas como vencer a concorrência no verão e atrair clientes durante o inverno? A decoração vintage para sorveterias pode ser de boa ajuda.

O consumidor está cada vez mais exigente e a boa qualidade do alimento não é suficiente para conquistá-lo. Os clientes buscam uma experiência de consumo, em que um ótimo atendimento e um ambiente diferenciado fazem toda a diferença.

A decoração vintage para sorveterias, então, pode ser uma excelente ideia para transformar o seu estabelecimento e atrair mais público. Esse estilo está bastante em alta e combina muito bem com o tipo de negócio.

Leia também: Saiba tudo sobre a decoração vintage

A origem das sorveterias

É difícil definir quando surgiu o primeiro sorvete. Há relatos que remontam ao século I, em que o imperador romano Nero gostava de um tipo de sorvete feito com neve e cobertura de frutas.

A primeira sorveteria do mundo, entretanto, foi inaugurada em Paris, na França, durante o ano 1660, época em que o sorvete começou a se espalhar pelo planeta.

Mas foi no ano de 1851, nos Estados Unidos, que o sorvete viveu um dos momentos mais importantes de sua história. Foi aberta a primeira fábrica de sorvetes, que passou a ser produzido em grande escala.

Com a grande variedade de sabores, cores e formatos que passaram a existir a partir de então, o sorvete deixou de ser uma iguaria exclusiva dos dias quentes. Hoje, é consumido em qualquer época do ano, agradando a todos os paladares e gostos.

Depois da invenção de receitas como a banana split e o milkshake, no final do século 19, as sorveterias se tornaram estabelecimentos bastante movimentados. Ir à uma sorveteria passou a representar algo mágico e divertido para as pessoas, seja para reunião de amigos ou encontros amorosos.

Além disso, de modo especial no Brasil, as mulheres eram proibidas de frequentar locais como bares, cafés e docerias. Para saborear o sorvete, elas passaram a desobedecer a estrutura social vigente e invadiram esses estabelecimentos.

Até hoje, o sorvete tem esse gostinho de liberdade e juventude, e uma decoração que relembre esse simbolismo tende a fazer muito mais sucesso entre os apreciadores dessa iguaria.

Foto: Pixabay

Dicas para transformar a decoração de sorveterias

Ao usar a decoração vintage para sorveterias, há algumas dicas preciosas para deixar o estabelecimento muito mais agradável e alegre.

  • Cores: sorvete é sinônimo de felicidade, então a alegria deve ser garantida através da decoração. Para o estilo vintage, o recomendado é usar cores pastéis, pois transmitem a ideia de algo passado. Aposte, assim, no equilíbrio e harmonia. Cores pastéis nos tons de azul, rosa e amarelo, por exemplo, deixarão o ambiente bastante alegre sem perder a característica vintage.
  • Mobília: a principal característica da decoração vintage é o uso de mobiliário antigo. Em uma sorveteria, você pode optar por mesas e antigas. Caso não seja possível, outros móveis podem ser usados, como estantes, cristaleiras e até cômodas vintage.
  • Porta-copos: para proteger as mesas e copos/taças, os porta-copos vintage são uma ótima ideia para gerar valor ao seu produto e estabelecimento.
  • Objetos vintage: você pode aprimorar a decoração vintage para sorveterias com o uso de diversos objetos antigos, como luminárias por exemplo. Além disso, há quadros, painéis, placas e inúmeros outros itens que podem ser utilizados. As miniaturas de sorveteiros vintage são excelentes opções para encantar os clientes.

Exemplos de decoração vintage para sorveterias

Veja, a seguir, exemplos nacionais e internacionais de sorveterias que utilizaram o estilo vintage para atrair mais clientes.

5 sorveterias nacionais com estilo vintage

Com diversas unidades no Brasil e também na Itália, a sorveteria Le Botteghe Di Leonardo aposta na madeira, cores pastéis e coloridas e nos quadros vintage. Na imagem, a loja da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Foto: divulgação / lebotteghedileonardo.com.br

A Gelato Boutique, de São Paulo, usa piso de madeira e papel de parede para criar um ambiente vintage. Além disso, conta com um armário estilizado com texturas que lembram jogos de cartas e do País das Maravilhas. Seu símbolo é um carrinho de sorvete, remetendo aos antigos sorveteiros.

Foto: divulgação / Facebook

Totalmente diferente e criativa, a Kombosa Shake é uma sorveteria na kombi. Apesar dos espaços fixos, essa sorveteria também é itinerante. Tem unidades nas regiões metropolitanas de São Paulos e de Santo/SP.

Decoração Vintage para Sorveterias
Foto: Divulgação / Facebook

A Casa Elli, localizada no bairro Jardins, em São Paulo, optou por cores mais sóbrias, em tons amadeirados e pastéis. Conta com móveis e poltronas vintage e quadros alegres como parte da decoração.

Foto: reprodução / Facebook

Considerada uma das melhores sorveterias de Porto Alegre, a Cronks Sorvetes apostou na parede com tijolos à vista decorada com objetos vintage. As cores quentes das cadeiras e banquetas lembram o verão e trazem mais alegria ao local.

Foto: Ligia Skowronski / VEJA

5 sorveterias vintage ao redor do mundo

A sorveteria Verde Pistacchio, em Roma – Itália, apostou na adaptação de uma antiga kombi verde como balcão e vitrine. Esse veículo é um símbolo da cultura vintage.

Decoração Vintage para Sorveterias
Foto: reprodução / romapravoce.com

Paredes com tijolo à vista são comuns ao se utilizar decoração vintage. Além delas, a sorveteria The Fabulous Frozen Factory, localizada no México, usou a cor branca contrastando com o colorido dos equipamentos e do painel.

Decoração Vintage para Sorveterias
Foto: reprodução / revistadecor.com.br

Entrar na The Franklin Fountain, na Filadélfia / EUA, é como fazer uma viagem ao tempo. A sorveteria conta com objetos e móveis antigos. Inclusive a sua identidade visual e site são todos pensados na cultura vintage.

Foto: divulgação / Facebook

A WooHoo Ice Cream é uma sorveteria localizada em Anchorage, nos Estados Unidos. Utiliza diferentes mesas e cadeiras vintage, além de quadros. Para gerar mais alegria ao ambiente, optou por um piso na cor azul.

Foto: divulgação / Facebook

Em Santiago, no Chile, a sorveteria Giulietta faz bastante sucesso. Conta com móveis, cadeiras e mesas antigas e letreiro com fonte vintage. A combinação das cores azul e amarelo combina muito bem com a fachada.

Decoração Vintage para Sorveterias
Foto: reprodução / betapinheiro.com

Objetos vintage para sorveterias

Na Machine Cult você encontra diversas opções de itens de decoração vintage para sorveterias. Temos inúmeros quadros, placas, miniaturas e outros artigos que transformarão o seu negócio e darão um sabor de alegria ao seu estabelecimento. Confira algumas opções:

Este slideshow necessita de JavaScript.