Skip to content

Decoração vintage: saiba tudo sobre esse estilo!

Entenda o que é o estilo vintage e como usá-lo na decoração de um ambiente

Resgatar o passado também é estar na moda, e essa é a proposta da decoração vintage. Este estilo está bastante em alta quando se fala em decoração. Muitas pessoas desejam utilizá-lo para dar um charme todo especial para os ambientes em suas casas, escritórios e, até mesmo, em estabelecimentos comerciais.

O estilo chama a atenção e desperta a curiosidade das pessoas. Quantas histórias podem estar por trás daquele cômodo tão antigo? A quem ele já pertenceu? De quantas cenas do passado ele foi testemunha? Estas são perguntas que costumamos fazer, mesmo que inconscientemente, quando nos deparamos com um objeto de décadas atrás.

objeto de décadas atrás

O vintage vai além de uma bela decoração, cheia de personalidade. Ele nos remete a um outro tempo na história, provocando nossas emoções e fantasias. Ao mesmo tempo em que confere conforto e aconchego, por nos lembrarmos, por exemplo, de nossos avós, o vintage estimula a nossa criatividade. Por isso, o uso desse estilo tem sido bastante procurado.

Seja nos ambientes familiares dos cômodos da casa ou em estabelecimentos comerciais, a decoração vintage é um sucesso. Não é a toa que lanchonetes, restaurantes, barbearias, hotéis, cafeterias e outros tipos de empreendimentos que investiram nessa decoração têm atraído cada vez mais clientes. É o marketing apostando no emocional do público para conquistá-lo.

café restaurante estilo vintage

Clássico, vintage ou retrô?

Uma dúvida muito comum – e que acaba atrapalhando na hora da decoração – é entender a diferença entre vintage, retrô e clássico.

Apesar de parecidos e até de conversarem entre si, esses estilos têm suas características pontuais e específicas, que fazem toda a diferença quando colocados em prática.

Confira, a seguir, o que são cada um desses estilos e entenda as suas diferenças.

Estilo Clássico

O estilo clássico é mais requintado que os demais. Por mais que possa utilizar objetos antigos, seu objetivo principal não é apenas remeter ao passado, mas sim, trazer sofisticação ao ambiente. Tem um quê de nobreza e luxo.

Quando utiliza objetos antigos, geralmente opta-se por aqueles centenários, que são realmente “clássicos”. Utiliza-se lustres, espelhos e vidros, cristais, cerâmica, pedras como o mármore, madeira e objetos de prata. Há riquezas de detalhes. Os objetos e móveis possuem forma rebuscada e imponente.

A decoração clássica remete ao barroco, rococó, vitoriano e a outros estilos antigos. Está muito ligado com a arquitetura, pois valoriza ambientes amplos, com tetos, rodapés, colunas e paredes muito bem trabalhadas e ornamentadas.

Confira alguns exemplos de decoração clássica:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Estilo Retrô

Mais parecido com o vintage, o retrô procura remeter ao passado através da decoração e da mobília. Entretanto, o retrô é um estilo contemporâneo e inspirado no antigo. É uma releitura do passado.

Também pode utilizar mobília e objetos antigos, mas com uma repaginada na decoração. Há muitos eletrodomésticos e móveis, por exemplo, que são fabricados atualmente mas que possuem uma aura de antiguidade em seu design. São modernos, mas inspirados no passado.

Um dos maiores exemplos de eletrodomésticos retrô que tem despontado nas lojas é o frigobar. Moderno e atual, o frigobar retrô possui um design inspirado no passado, apesar de ser uma invenção recente. Ou, então, câmeras fotográficas digitais que copiam o design das câmeras antigas.

exemplo de uso do frigobar retrô Brastemp
O frigobar retrô tem se destacado nas lojas de eletrodomésticos. Foto: Brastemp

Outra diferença está no uso das cores. O retrô prefere cores mais vivas, como vermelho, amarelo e azul. O preto também é bastante utilizado, criando um maior contraste na decoração. E, para dar mais modernidade à decoração retrô, luzes neon são muito bem-vindas. Enquanto o vintage é mais fidedigno ao passado, o retrô é mais lúdico.

Confira alguns exemplos de decoração retrô:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para entender melhor a diferença do retrô e do vintage, basta pensar na moda. Enquanto o vintage consiste em buscar roupas antigas em brechós, o retrô está na criação de novas peças inspiradas no passado, como as que são elaboradas pelos estilistas contemporâneos e constantemente demonstradas em desfiles de moda.

Estilo Vintage

A principal característica do estilo vintage é o uso de objetos ou móveis antigos. A decoração vintage levará as pessoas que estiverem no ambiente a vivenciar o passado. É como se pudessem voltar à infância, à casa dos avós ou a uma outra época passada.

O termo “vintage” é a junção das palavras “vinho” e “idade”, o que remete à ideia do vinho envelhecido. Na cultura gastronômica tem-se que quanto mais velho é um vinho, mais saboroso ele será. E é isso o que o estilo vintage quer dizer: o antigo é muito precioso!

Para a decoração, não há problemas quanto ao uso de alguns objetos retrô, dependendo do design e da quantidade desses itens. O importante é que o conjunto não fuja do estilo.

Em questão de cores, o estilo vintage prefere tons pastéis e sóbrios. Isso, por que esses tons realmente lembram algo antigo, que perdeu a cor com o passar do tempo. Mas isso não significa que não possam existir elementos com cores mais vivas ou que a decoração seja sem personalidade. Tudo é questão de equilíbrio, harmonia e atenção aos detalhes, favorecendo o conjunto todo do ambiente.

Confira alguns exemplos de decoração vintage:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como usar a decoração vintage?

Para adotar o estilo vintage na decoração de um ambiente, a primeira coisa é pensar na mobília. Os móveis e objetos herdados de antepassados da família podem se transformar em verdadeiros utensílios vintage, sem contar o seu valor sentimental, o que agrega ainda mais na personalidade e na áurea do cômodo.

Poltronas, mesas, cristaleiras, cômodas e outros móveis antigos, além de sua funcionalidade própria, possuem um valor inestimável quando usados para compor o ambiente vintage. Para esse estilo, os objetos usados no dia a dia também fazem parte da decoração.

E não são apenas os móveis que compõem a decoração vintage. Objetos antigos como jogos de chá, prataria, tapetes, quadros, toalhas de crochê, luminárias, entre outros, podem ser usados sem medo.

Sabe aquele bule de cerâmica que era usado pela bisavó? Ele pode ganhar um lugar todo especial para decorar um ambiente vintage. Jogos de pratos e pires, por exemplo, pendurados na parede dão um toque diferenciado à decoração.

Confira mais alguns exemplos de objetos antigos que podem ser usados como parte de decoração vintage:

  • Discos de vinil;
  • Vitrola;
  • Máquina de escrever;
  • Chaleira;
  • Luminárias;
  • Livros e enciclopédias;
  • Jogo de pratos;
  • Retratos em preto e branco;
  • Moedor de café;
  • Lampião a óleo;
  • Castiçais de vela;
  • Relógio cuco;
  • Criados-mudos.

Caso você não tenha herdado nenhum objeto de sua família, vale a pena visitar lojas de móveis usados. Você poderá encontrar a mobília ideal para o seu objetivo.

loja de moveis vintage e antiguidades

As cores usadas nas paredes também ajudam a criar um sentimento de nostalgia. Recomenda-se o uso de tons pastéis justamente por representarem o antigo, isto é, aquilo que perdeu a cor com o passar do tempo.

Para completar a decoração e torná-la cheia de personalidade, você pode optar por outros objetos decorativos, como quadros, paineis e miniaturas (como as de carros e motos antigos, por exemplo). Com esses itens, você evita que o seu cômodo se transforme num cenário de novela de época, pois não é essa a intenção da decoração vintage.

O estilo vintage consiste em remeter ao passado, usando o antigo como decoração. Não é fugir da realidade e viver em uma época que não existe mais. Por isso, é preciso ter cuidado na composição geral do ambiente e prezar pelo equilíbrio.

Peças atuais, ainda que simbolizem o passado – como por exemplo as miniaturas de carros antigos – são necessárias para equilibrar a decoração. Além disso, se encaixam muito bem com os móveis na composição do cômodo, tornando o ambiente incrível.

Veja também: O que dizem os profissionais sobre Decoração Vintage


Na Machine Cult temos inúmeros produtos para compor e combinar com um projeto de decoração vintage. São quadros, painéis, pôsteres, miniaturas e outros objetos decorativos para todos os gostos. Não deixe de conferir nossos combos e promoções!

Machine Cult loja especializada em decoração vintage e retrô

Fotos: Pixabay.com