Skip to content

Dia do Motociclista 27 de julho

Dia do Motociclista – 27 de julho

O Dia do Motociclista (27 de julho) é um data festiva para celebrarmos este estilo de vida tão especial, mas também conscientizar e desenvolver ações de segurança no trânsito.

Todo ano no dia 27 de julho é comemorado o Dia do Motociclista e por este motivo criamos um conteúdo especial com histórias, informações, dicas e assuntos relacionados para quem anda de moto. Se você tem uma amigo ou familiar que é apaixonado por duas rodas, não deixe de ler e compartilhar, aqui tem dicas úteis para homenageá-lo neste dia. Vamos lá!


A origem do Dia do Motociclista

Na necessidade de marcar uma data para se comemorar oficialmente o Dia do Motociclista, a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) selecionou, entre outras datas, o dia 27 de julho.

O motivo foi uma propositura do então deputado federal Alcides Franciscato (SP), que em 1982 propôs a criação do Dia Nacional do Motociclista em 27 de julho.  A data escolhida seria uma homenagem a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico de motocicletas, além de personagem bastante conhecido no meio, que faleceu neste dia.

A partir da escolha da data, a Abram criou no ano 2000 a Semana Nacional do Motociclismo e o Prêmio Abram de Motociclismo, inserindo oficialmente a data no calendário.

>> 21 opções de presentes para motociclistas

Dia do Motociclista – frases para compartilhar nas redes sociais

Selecionamos algumas frases com mensagens para você postar nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, G+) e homenagear no dia do Motociclista. Compartilhe à vontade!

Dia do Motociclista “Quatro rodas movem o corpo, duas rodas movem a alma”.

“Quatro rodas movem o corpo, duas rodas movem a alma”.

Dia do Motociclista “Ser livre não é ter duas asas… é ter duas rodas”.

“Ser livre não é ter duas asas… é ter duas rodas”.

Dia do Motociclista “Mototerapia: uma boa viagem limpa sua mente, restaura a fé e te mostra a beleza da vida”.

“Mototerapia: uma boa viagem limpa sua mente, restaura a fé e te mostra a beleza da vida”.

Dia do Motociclista "Não importa a moto que você pilota. O vento no rosto é o mesmo para todos".

“Não importa a moto que você pilota. O vento no rosto é o mesmo para todos”.

Dia do Motociclista "A moto qualquer um pode comprar. O amor pela moto e o espírito de motociclista não".

“A moto qualquer um pode comprar. O amor pela moto e o espírito de motociclista não”.

Dia do Motociclista "Nada se compara ao simples prazer de um passeio de moto".

“Nada se compara ao simples prazer de um passeio de moto”.

>> Lista completa com as melhores frases de moto.

5 dicas de presentes para o Dia do Motociclista

A loja online da Machine Cult oferece inúmeros opções de presentes para homenagear alguém querido no Dia do Motociclista, para conhecer os produtos acesse: www.machinecult.com.br. São centenas de opções, com preços a partir de R$ 19,90. Abaixo os itens mais procurados para presentear:

1 – Miniaturas de motos

Miniaturas de Motos

2 – Camisetas

camiseta de moto

3 – Miniaturas vintage para decoração

miniaturas vintage

4 – Quadros e placas para pendurar na parede

quadros vintage

5 – Kits prontos

Vantagens de ter uma moto:

  • Liberdade em todos os sentidos! Vento no rosto e ao ar livre, uma sensação que só quem tem moto conhece.
  • Mobilidade de ir para qualquer lugar com facilidade, praticidade e economia. Você não precisa depender de carona, busão ou metrô. Com a moto você foge dos engarrafamentos e consegue estacionar facilmente, pois cabem em qualquer lugar.
  • Economia de combustível em relação ao carro. Dependendo do preço da gasolina o valor do litro é mais barato do que uma passagem de ônibus ou metrô. Sem contar a economia de tempo para quem tem que ficar esperando o ônibus passar.
  • Trabalhar com a moto pode ser uma opção e é uma realidade para muitos motociclista. Existem diversas oportunidades no transporte de pessoas e mercadorias e há uma demanda que não para de crescer.
  • Viajar de moto é uma delícia! Descobrir novos lugares, sejam eles perto da sua cidade ou uma viagem mais longa.
  • Reunir amigos que compartilham da paixão pelo motociclismo é cativante, seja um motoclube ou amigos que se encontram eventualmente.
  • Colecionar motocicletas e restaurar modelos antigos pode se tornar um hobby que ajuda a preservar a história. Você pode participar de clubes de veículos antigos e expor suas motos em encontros.
  • Para muitos motociclistas andar de moto é uma terapia (mototerapia) que faz bem para a alma, desestressa e renova as energias.

Motoqueiros X Motociclistas

Existe muita controvérsia sobre o significado de ser um motoqueiro ou motociclista.

Alguns defendem que um motoqueiro é o profissional que utiliza a moto para realizar atividades profissionais, como por exemplo os motoboys, mototaxistas e entregadores em geral. E o motociclista é a pessoa que utiliza sua moto para passeio, se locomover por lazer e diversão.

A segunda corrente defende que todos que utilizam a moto, seja para se locomover a trabalho, lazer ou diversão são considerados motociclistas. O motoqueiro seria alguém que utiliza a moto de forma irresponsável. Não respeita as leis de trânsito, não utiliza os equipamentos de segurança, arruma encrenca e coloca a sua vida e as de outros motoristas e pedestres em risco.

Encontramos também na internet uma terceira corrente que defende que um motoqueiro é quem possui uma moto de baixa cilindrada e o motociclista motos mais caras, potentes e de maior cilindrada.

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis entende os termos como sinônimos, veja (https://michaelis.uol.com.br/):

Motoqueiro – [COLOQ] motociclista.

Motociclista – 1 Que ou aquele que conduz uma motocicleta. 2 ESP Que ou aquele que participa de motociclismo.

No site sinonimos.com.br motoqueiro e motociclista são apresentados como sinônimos também.

Tire suas próprias conclusões! Na Machine Cult, acreditamos que as motos devem ser utilizadas com responsabilidade, respeitando às leis de trânsito e principalmente não colocando sua vida e de outras pessoas em risco, seja por um motoqueiro ou motociclista. Criamos o texto Motoqueiros e Motociclistas, deixe sua opinião sobre o que pensa a respeito deste assunto.

Filmes sobre motos

Selecionamos 3 dicas de filmes sobre motos para assistir no Dia do Motociclista.

“O Selvagem” (The Wild One)

Estrelando Marlon Brando e sua Triumph Thunderbird T6, esse longa lançado em 1953 retrata a rebelião dos motociclistas. O personagem Johnny, interpretado por Marlon Brando, lidera um moto clube que causa confusão em uma pequena cidade.


“Motoqueiros Selvagens” (Wild Hogs)

Do gênero de comédia, esse filme é para os apaixonados pela Harley Davidson. Lançado em 2007, conta no elenco com John Travolta, Tim Allen, Martin Lawrence e William H. Macey, que interpretam um grupo de amigos determinados a rodar os EUA. Repleto de cenas engraçadas, levará você a se identificar com as situações.


“O Selvagem da Motocicleta” (Rumble Fish)

A frase “The Motorcycle Boy reigns”, algo como “O Garoto da Motocicleta reina”, faz referência direta a este filme de 1983. Trata-se de um drama dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por Matt Dillon e Mickey Rourke, verdadeiro clássico cult que ficou famoso pelas referências ao estilo de vida e cultura dos motociclistas.


Fizemos um post com muitos outros filmes que falam sobre motos, vale a pena a leitura!


Vídeos sobre motociclismo

Selecionamos 2 vídeos apaixonantes sobre motociclismo que, além de serem pequenas obras de arte, contam a história de pessoas e sua relação com as motocicletas

“A day with Dimitri Coste” – Dimitri Coste é francês e especializado em fotografias de motocicletas. Aprecie as paisagens parisienses e fotos impactantes:

“The wall of death” – conta a história do grupo Ken Fox Troupe, um dos últimos remanescentes da tradicional família de “wall riders” que se apresentam pela Europa.


Ações de segurança no trânsito marcam a comemoração no Dia do Motociclista

Segundo o site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Brasil tem 26,8 milhões de motociclistas habilitados e nove habitantes por motocicleta, portanto a conscientização sobre pilotagem segura é uma pauta importante nas comemorações.

Fique atento, pois neste dia muitos eventos, palestras e blitz educativas podem ocorrer na sua cidade promovidos por órgãos governamentais, entidades sem fins lucrativos e fabricantes de peças e motocicletas.

Um exemplo interessante ocorre na cidade de Bauru, onde diversos órgãos relacionados a segurança no trânsito fazem a instalação gratuita de antenas contra cerol.


Orações do Motociclista

Dia do Motociclista - Oração do Motociclista

“Senhor,

Cada vez que subo numa moto eu sinto a liberdade, e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num desses caminhos perplexos do mundo.

Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte dono de mim quando estou numa motocicleta.

Mas, Senhor, não quero perder minha vida num desses momentos.

Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos.

Que o capacete que me protege a cabeça seja a segurança de que preciso, e que Tu Senhor seja minha proteção permanente.

Perdoa-me, Pai, se por vezes abuso da liberdade que me deste, e corro alucinado ou me perco nas emoções da velocidade em busca de respostas.

Permita que, a cada dia, possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, e na responsabilidade da vida que Tu me deste.

Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estais comigo como meu caroneiro.

Protege, Senhor, nossas vidas e acolhe junto de Vós os companheiros que já partiram, e que eles possam viver as alegrias de estarem Convosco, e que nós tenhamos a esperança de um dia, também, encontrá-los.

Protege, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, nossas motos, nossas vidas, nossos caminhos para que na certeza de Tua presença possamos dar-Te glória e louvor para sempre.

Amém!”


Dia do Motociclista - Oração do Motociclista

“Senhor,

Fazei que o guidão da minha moto seja os Vossos braços, que eu segure firme para não cair em tentação.

Senhor, que o farol ilumine minha vida com a luz dos Vossos ensinamentos e que as lanternas indicadoras de direção sejam o sentido a tomar, direita ou esquerda; que eu nunca saia do caminho reto que é o caminho do céu.

Senhor, fazei com que nos espelhos retrovisores eu veja os próprios erros, para emendar-me e amar-vos cada vez mais.

Senhor, no tanque da gasolina colocai água viva oferecida à Samaritana, para que eu nunca mais venha a ter sede das necessidades mundanas; que o assento da moto não me leve à acomodação na vida, dai-me, ao revés, forças para permanecer de pé em direção ao vosso encontro.

Senhor, que a lanterna vermelha seja um sinal de “pare”, quando estiver no mau caminho e me reconduza ao caminho do bem.

Que os apoios dos pés sejam os suportes dos Vossos na doloríssima cruz.

Senhor, que o ronco do escapamento seja o som da Vossa voz, soando aos meus ouvidos através das palavras da Bíblia.

Senhor, que as rodas da moto venham a mostrar que estou rodando em um mundo firme, porque Vós sois o caminho, a verdade e a vida.

Amém.”


Esperamos que tenha gostado! Caso queira contribuir com mais informações sobre o Dia do Motociclista, deixe sua mensagem nos comentários.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (12)

Gostei do post, conteúdo bem bacana! Muito boas dicas de filmes e as frases já compartilhei no facebook. Show de bola, homenagem digna para o dia dos motociclistas.

Responder

Obrigado pela mensagem, ficamos felizes que tenha gostado da nossa homenagem ao dia do motociclista!

Responder

Postem mais frases de moto do dia do Motociclista. Obrigado.

Responder

Fizemos um post somente com frases de moto, veja: https://blog.machinecult.com.br/as-melhores-frases-de-motos/

Responder

Minha contribuição para o Dia do Motociclista:

“Harley Davidson não é uma moto, é um estado de espirito.”

“Feliz do homem que possui uma moto, ele pode viajar, ver paisagens e entender a si próprio.”

“Não tenho medo da chuva, pois quando acelero os trovões se calam.”

“Relacionamento é que nem andar de moto, só cabe dois, mas tem gente que insisti em pedir carona.”

Responder

Slogan Harley-Davidson

“Se você nunca andou em uma Harley-Davidson, então nunca andou em uma moto”
“Alma: essa é a diferença”
“Uma lenda não pode ficar parada”
“A estrada começa aqui, mas nunca acaba”
“Viva para rodar, rode para viver”
“A lenda continua rodando”
“Lendas nunca morrem”
“Máquinas voadoras”

Responder

Que Deus abençoe todos os motociclistas e protejam quando estiver pilotando. Sonhe ainda mais alto do que já sonhou e conquiste tudo aquilo que ainda não conquistou. Acredite que você pode ser mais, se dar mais. Cada amanhecer é uma nova oportunidade que temos de construir coisas novas e motivos para sorrir. Mas para receber o novo, é preciso olhar para frente.

Responder

Meus parabéns a todos os motociclistas! Andem em paz, com fé em Deus e com muita segurança.

Responder

[…] São Paulo pela Lei nº 13.202 de 10, de setembro de 2008. Em outras regiões é comemorado no dia 27 de julho – Dia do Motociclista. A profissão de mototaxista é regulamentada pela Lei […]

Responder

[…] post Dia do Motociclista apareceu primeiro em Blog Machine […]

Responder

[…] Dia do Motociclista – 27 de julho As melhores frases sobre […]

Responder

Boa noite!!
Bom quando se fala em moto, é um assunto que eu gosto muito,principalmente eu que passei a minha vida profissional sobre duas rodas, sei o quanto as pessoas criticam deste modal de locomoção, mais eu sei o quanto importante é,pois, como falei o meu serviço foi um sucesso por eu trabalhar com moto, onde, como policial evitei muito delitos e pude dar uma contra resposta rápido por estar sobre duas rodas. Bom, hoje em dia eu uso do meu conhecimento adquirido, para aplicar um Curso de Direção Defensiva em minha cidade gratuito as pessoas que não tenham tanta prática.

Responder