Skip to content

Jogo Excitebike da Nintendo

Jogo Excitebike da Nintendo

Conheça a história do Jogo Excitebike da Nintendo

O jogo Excitebike foi lançado em 1985 para o NES (Nintendo Entertainment System) pela própria Nintendo. A proposta era a de simplesmente oferecer diversão para os fãs de velocidade simulando um rally de motocicletas. Controles fáceis e jogabilidade atrativa fizeram do jogo um verdadeiro clássico.

A visão é horizontal e o jogador controla um corredor anônimo em uma prova de velocidade e obstáculos. O visual é bem acabado (considerando que é um jogo da década de oitenta) e as pistas são variadas o bastante pra prender a atenção. Existem dois modos básicos de jogo: a Seleção A coloca o jogador sozinho na pista, em prova contra o relógio; a Seleção B é uma corrida contra diversas outras motos. Os oponentes, na verdade, funcionam mais como obstáculos no caminho do que como reais competidores.

A chave da vitória é controlar o tempo do trajeto, ao mesmo tempo em que se mantém o olho nas rampas e obstruções do caminho. São cinco pistas no total, todas cheias de desafios e novidades.

O controle não tem segredo e cada botão do NES ativa a aceleração normal da motocicleta ou o uso de um aumento da potência (boost), que tem limite de funcionamento, uma vez que pode levar o veículo a afogar. Quando isso acontece, o piloto é jogado pra fora da pista, resultando numa penalidade de tempo.

Errou? Volte para o começa do jogo

Nas corridas, é comum que o ambiente fique caótico com a grande presença de outros pilotos. Cada erro e cálculo mal feito resulta em penalidades, levando muitas vezes a uma experiência frustrante. Para completar, as provas não podem ser reiniciadas, levando a repetições forçadas, muitas vezes nada agradáveis.

Um dos grandes destaques do jogo é a possibilidade de montar seu próprio circuito, personalizando através de opções de obstáculos e plataformas para manobras. O modo de construção de pistas é muito útil quando as provas normais ficam exaustivamente difíceis.

Excitebike é extremamente viciante. Nem mesmo as frustrações e dificuldade diminuem o valor da experiência e a sensação de que o produto faz bem o que se propõe a fazer. Por ser um dos primeiros de um gênero que hoje é riquíssimo e variado, demonstra-se primitivo e trivial, mas deixa claro o peso de sua influência e herança nas futuras gerações de games.

Capa do jogo Excitebike da Nintendo

Test Drive