Skip to content

Monster Trucks – Poder e destruição

Monster Trucks - Poder e destruição

Monster Trucks – Poder e destruição na América

Você pode até não conhecer o termo monster truck (“caminhão-monstro”), mas certamente já viu um na sua vida. Veículos tipicamente construídos com corpos de grandes caminhonetes modificadas para suportar o uso de enormes rodas e altíssima suspensão, os monster trucks são utilizados em competições ou exibições automobilísticas e são muito populares nos Estados Unidos.

Um típico show com monster truck envolve o caminhão esmagando veículos menores por baixo de seus gigantescos pneus. Na verdade, existem poucos tipos de barreiras feitas pelos homens que o monster truck não pode ultrapassar. Além do esmagamento, é comum que as exibições incluam também enormes obstáculos e rampas para saltos.

“Eu criei um monstro!”

No final dos anos 70, a popularidade de caminhonetes modificadas começou a aumentar, juntamente com buggies de lama e semelhantes. Competições foram realizadas para a construção do veículo com a suspensão mais alta, impulsionando a construção de modelos cada vez mais desafiadores. Em 1981, Bob Chandler realizou o primeiro esmagamento de carros registrado em vídeo com seu caminhão, o Bigfoot, com pneus de 1,7m de diâmetro. O resultado chamou a atenção de empresários, que sugeriram que o piloto levasse sua atração ao grande público. Assim, nasceram os grandes eventos com caminhões modificados em verdadeiras arenas de destruição. O próprio termo monster truck foi cunhado em alusão ao Bigfoot de Chandler.

Em 1985, começaram também as corridas com os caminhões-monstro envolvendo obstáculos e a típica demolição do gênero. Para padronização de regras de construção e segurança, foi fundada em 88 a Monster Truck Racing Association (MTRA). A organização ainda desempenha importante papel na manutenção e regulação dos eventos na Europa e nos Estados Unidos.

Desde então, a modalidade mais popular tem sido a das apresentações freestyle, com pilotos conhecidos realizando impressionantes manobras e proezas com seus veículos. O exemplo mais famoso é o de Dennis Anderson e o seu extremamente popular caminhão Grave Digger.

Os Melhores Livros Sobre Carros

Monster trucks – gigantescos e cativantes

Os caminhões obviamente chamam muita atenção, graças à altura de sua suspensão e o diâmetro colossal de seus pneus (normalmente “emprestados” de tratores fertilizadores). Mas também merece destaque o design dos veículos customizados e tipicamente fazendo referência a personagens e animais.

A segurança de um evento com monster trucks é crucial e promovida com diversos recursos nas arenas. Também os pilotos utilizam, obrigatoriamente, diversos equipamentos de proteção individual, como capacetes e trajes especiais.

Atualmente, o evento mais famoso do gênero é o Monster Jam, uma turnê que percorre anualmente os Estados Unidos, Canadá e algumas regiões da Europa.

Dragsters: adaptados e velozes