Skip to content

O que é pintura Flake

O que é pintura Flake

Entenda o que é pintura flake na customização de carros, motos, capacetes, acessórios automotivos, entre muitas outras possibilidades

Personalização automotiva, serviços de funilaria e outras customizações tem se propagado por todo o mundo. Se você chegou até aqui é porque tem pouco ou nenhum conhecimento sobre pintura flake, uma das mais interessantes modalidades de pintura automotiva. Mas não esquente a cabeça, vamos explicar tudo sobre o que é pintura flake.

A prática de pintura flake não é complicada, porém, é necessário um pouco de atenção em alguns detalhes que possibilitam um trabalho final fantástico com um bom acabamento. Por isso, vamos mergulhar no tema.

Detalhes com pintura Flake
Detalhes customizados com pintura Flake. Foto: Return of the Cafe Racers

Pintura Flake

Pintura flake, ou pintura metal flake é uma modalidade muito utilizada na customização automotiva. O flake é um composto de pequenas partículas metálicas, produzido a base de poliéster, apresenta maior granulação que a pintura normal, o que resulta em um efeito mais intenso e brilhante, similar a purpurina comum.

Em seu estado natural o flake é encontrado em pó com diversas cores e três tamanhos (pequenas 004”, medias 008” e grandes 015”). Quanto maior for o tamanho da granulação, maior será o efeito de reflexo no final da pintura.

Sua aplicação é feita por meio do flake buster, equipamento similar a uma pistola, desenvolvida unicamente para este tipo de aplicação. Esse equipamento agiliza a aplicação, pulando a etapa de mistura do pó flake com aditivos.

Adquirir o flake já foi difícil, devido à dificuldade de se encontrar loja e revendedores de qualidade. Hoje com a praticidade da internet, você já pode comprar os produtos necessários sem se deslocar de sua casa ou oficina. Com uma rápida pesquisa você encontrará inúmeros fornecedores com variedade de cores e tamanhos, porém muitas vezes internacionais, o que gera um custo maior na compra.

Outro produto essencial na pintura flake é o verniz. O indicado é o verniz próprio para flakes, composto de resina especifica para essa aplicação e com efeito de secagem rápida. Esse produto apresenta maior resistência, possibilitando um maior brilho e durabilidade a pintura.

Pintura Flake – Como fazer

Agora vem a parte prática do serviço. É fundamental que a peça que irá receber o flake já esteja pintada com uma base. Isso garantirá um que nenhuma possível imperfeição fique visível.

A aplicação do verniz é outra etapa importante. É indicado a aplicação de 3 demãos de verniz para garantir um bom resultado, podendo ser aplicado mais vezes de acordo com o resultado esperado.

Selecionamos dois vídeos onde você pode acompanhar os processos realizados na pintura flake:

Após todo esse processo você terá uma pintura de qualidade brilhando muito. Com uma boa aplicação sua pintura terá uma durabilidade extensa, mantendo tonalidade e brilho.

Lembre-se sempre de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) durante a aplicação para garantia de sua saúde e integridade física.

Conheça Ed RothVon Dutch os papas da customização!

Foto de capa: harleyalaskablog.com