Skip to content

Test Drive

Jogo Test Drive

Jogo Test Drive
Todos que gostam de jogos de corrida com certeza estão familiarizados com a franquia Test Drive. Uma extensa série que se iniciou em 1987 e tem títulos até hoje, Test Drive foi primeiramente publicado pela Accolade e por muito tempo representou a elite em games de velocidade. A mais notável série concorrente é Need for Speed, da Electronic Arts, desde 1994 adquirindo fama e porções do mercado.

A série principal conta com onze jogos lançados, além da série Off-Road, com quatro títulos, e quatro outros títulos paralelos, totalizando impressionantes dezenove Test Drive. Em todas as edições, uma constante: carros luxuosos correndo contra outros veículos ou contra o tempo em ambientes normalmente urbanos, com obstáculos como o tráfego e a polícia. A Machine Cult convida o leitor a jogar cada um dos títulos da série principal, com a garantia da boa e velha diversão automobilística.

Os Melhores Livros Sobre Carros

Test Drive (1987): o primeiro jogo saiu para diversas plataformas, como os computadores Amiga e Commodore 64. Trata-se de um produto muito simples, com cinco carros para escolha (entre eles, um Lamborghini, um Porsche e um Ferrari) e cinco estágios para correr, onde o jogador deve desviar de obstáculos e ultrapassar seus oponentes em uma rodovia com duas pistas. Limitado pelos recursos da época, o primeiro Test Drive funcionou mais como um aquecimento e preparação para o que viria.

The Duel: Test Drive II (1989): a segunda versão veio para as mesmas plataformas da anterior, com inclusão do Super Nintendo e do Mega Drive (Sega Genesis). Seguindo a mesma fórmula do primeiro jogo com algumas reformulações e melhorias, Test Drive II incluiu mais carros e trajetos.

Test Drive III: The Passion (1990): disponível apenas para computador, o terceiro título mudou radicalmente os rumos da série ao introduzir gráficos tridimensionais. Além disso, agora o jogador não é mais obrigado a seguir o trajeto da pista, podendo sair do caminho e alterar o sentido.

Test Drive 4 (1997): Test Drive 4 foi lançado para computador e para o Play Station da Sony. Com seis pistas e 14 veículos para escolha, além de gráficos melhorados e impressionantes para a época, a quarta edição revigorou a série, que havia parado por quase sete anos. Destaque para os belíssimos carros, entre eles o Dodge Viper e o Chevrolet Corvette.

Dragsters: adaptados e velozes

Test Drive 5 (1998): lançado também para computador e Play Station, o quinto título vinha com uma novidade: pistas baseadas em circuitos existentes no mundo, sendo que 17 dos 18 estágios são inspirados em locações reais. Veículos luxuosos licenciados de grandes marcas marcam presença neste que é um dos mais famosos jogos da série.

Test Drive 6 (1999): desta vez multiplataforma, a sexta edição da série é disponível em versões para computador, Play Station, Game Boy Color e Dreamcast. A inovação da vez vem na forma dos modos de jogo, variadas possibilidades que vão de fuga da polícia a perseguição de um carro-bomba. São quarenta veículos licenciados no total, com a inclusão de marcas como Aston Martin, Nissan e Toyota.

TD Overdrive: The Brotherhood of Speed (2002): uma espécie de “renascimento” da série, Test Drive Overdrive foi lançado para computador, Play Station 2 e Xbox. Inédita aqui é a existência de um enredo mais elaborado, com uma trama de ação dando o cenário para as corridas.

Test Drive: Eve of Destruction (2004): desta vez, a série se arrisca em um novo ambiente. Baseando-se no demolition derby, esporte norte-americano que coloca os carros em arenas para se destruírem com colisões e manobras, Test Drive: Eve of Destruction usa apenas carros clássicos no Play Station 2 e Xbox. Mais descontraído do que a maioria dos jogos da série, esse título conta até com modo exclusivamente com ônibus escolares, além de corrida de trailers.

Test Drive Unlimited 1 & 2 (2006 e 2011): a subsérie Unlimited tem como cenário uma ilha havaiana e conta com mais de cem belíssimos modelos de carros licenciados. Lançados para Play Station 2, Xbox 360 e computador, os dois títulos contam ainda com modo multijogador online e inovam por serem jogos de mundo aberto, sem fases delimitadas ou objetivos obrigatórios.

Test Drive: Ferrari Racing Legends (2012): uma volta aos velhos tempos de corrida tradicional, Ferrari Racing Legends conta a história da Ferrari com mais de cinquenta carros licenciados e detalhadamente replicados. Lançado para PC, Xbox 360 e Play Station 3, o jogo foi lançado como celebração do 65º aniversário da lendária fabricante italiana de carros.

Jogo Excitebike da Nintendo