Skip to content

A louca genialidade de Von Dutch

Saiba quem foi Von Dutch

Saiba quem foi Von Dutch

Von Dutch – Kenny Howard é considerado um dos pais e idealizadores da Custom Culture (kustom Kulture) ou “cultura da customização”. Nascido em 1929 e filho de um pintor de placas, Kenny foi um lendário mecânico de motocicletas, customizador, artista e ferreiro com conhecimentos sobre facas e armas. Entrou para a história com o seu apelido, “Von Dutch”, e dá nome a uma marca de roupas e acessórios de enorme sucesso até hoje.

Von Dutch Kustom Kulture

Desde criança, Kenny acompanhava o pai em sua oficina, onde aprendeu a lidar com ferramentas e a pintar sinais e placas. Em 1941, ele terminou os estudos e arranjou um emprego em uma loja de motocicletas, onde desenvolveu seu amor pelo veículo. Nos seus reparos, constantemente usava pinturas e adesivos ousados para cobrir ou disfarçar riscos e imperfeições nas motos. Assim, aperfeiçoou técnicas de personalização, praticamente recriando a estética dos veículos que consertava.

As contribuições de Von Dutch à Custom Culture

Também é atribuída a Kenny a popularização do pinstriping em carros e motos, um estilo de customização no qual o artista utiliza filetes de tinta tão finos que lembram o risco deixado por um alfinete. Esses filetes são dispostos na superfície do veículo de maneira a criar figuras e formas definidas ou representações abstratas. O resultado é belíssimo e resulta em automóveis e motocicletas únicos.

Além disso, criava desenhos originais para suas personalizações e os empregava também nos mais diversos objetos, como facas e armas. Chegou a realizar trabalhos oficiais para as fabricantes Smith & Wessone Winchester, entre outras.

Entre suas várias criações, uma das mais famosas é o flying eye ball, um globo ocular alado que aparece em muitas de suas obras e se tornou verdadeiro símbolo de seu trabalho, quase uma logomarca.

flying eye ball - Von Dutch
Flying eye ball

 

Kenny era alcoólatra e morreu em 1992 devido a complicações relacionadas ao consumo de bebida. Apesar da fama, viveu vida simples e desapegada. Declarou em diversas oportunidades que não gostava de lucrar com suas obras – “na vida há vários desafios e se você se preocupar apenas em ganhar dinheiro, você não supera esses desafios” – e passou boa parte de seus anos morando em um ônibus que também continha boa parte de sua oficina.

Ironicamente, o desapego de Kenny com relação ao dinheiro não impediu que suas filhas vendessem os direitos das obras do pai para empresários que criaram, em 1999, a marca Von Dutch Originals. Com sucesso enorme, a empresa fabrica roupas e acessórios que utilizam imagens e reproduções das criações de Kenny e ficou mundialmente conhecida.

O legado de Kenny “Von Dutch” Howard se confunde com o da própria Kustom Kulture e é influente nas mais diversas áreas, dentro e fora dos veículos, até hoje. Recomendamos o trabalho desse grande gênio aos maníacos por velocidade que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer.

Os Melhores Livros Sobre Carros