Dicas para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos
Iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos, ou de qualquer outro assunto, é um hobby prazeroso e neste post pretendemos abordar alguns aspectos importantes para lhe ajudar.
Segundo definição da Wikpedia, o colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais.
Muitas vezes a coleção tem origens inusitadas:
- Receber uma coleção de alguém da família ou que não tem mais interesse em dar continuidade.
- Uma criança que gosta do Mickey, por exemplo, e familiares presenteiam com produtos deste personagem e ao longo do tempo se transformam numa coleção.
- Um menino que, por algum motivo, não tenha tido oportunidade de ter algum brinquedo e quando adulto resolve colecionar itens da infância.
- Um apreciador de filmes que coleciona miniaturas de muscle cars por gostar da franquia “Velozes e Furiosos”.
- Um homem que gostaria de colecionar motos do início do século, mas por serem escassas e às vezes custarem pequenas fortunas, opta por colecionar miniaturas de motos antigas.
- Uma coleção de copinho de shot ou souvenires de cidades famosas adquiridas em viagens.
Motivos para colecionar
Os motivos são diversos e o mais legal é ver coleções inusitadas que fazem significado para alguém:
- Instrumentos de medicina utilizados nos séculos passados que são colecionados por médicos e enfermeiros.
- Um brasileiro descendente de italianos, que coleciona miniaturas de carros e motos das marcas produzidas naquele país, como Ducati, Ferrari, Fiat e Lambretta.
- Armas antigas de um militar ou policial que tenha interesse pelo tema.
As dicas abaixo são específicas para quem quer iniciar uma coleção de miniaturas de carros e miniaturas de motos, que é um assunto recorrente neste blog, além de vendermos estes produtos em nossa loja online, a Machine Cult Miniaturas. Mas podem ser úteis de alguma forma para colecionadores de outros temas.
O que você quer colecionar?
Para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos, é importante saber que os fabricantes disponibilizam seus produtos de forma muito semelhante. Genericamente, podemos classificar/subdividir os produtos da seguinte forma:
- Fabricante: Maisto, Jada, Welly, Kinsmart, MotorMax, BBurago, etc.
- Linha de produtos: Premiere Edition, Special Edition e Fresh Metal 2 Wheelers (fabricante Maisto).
- Escalas: 1:6, 1:10, 1:12, 1:18, 1:24, 1:32, 1:43, 1:64 – estas são as mais conhecidas, podem haver outras variações, dependendo do fabricante. Criamos um post explicando o que são miniaturas em escala, vale a pena a leitura.
- Marca do veículo: Volkswagen, Ford, Chevrolet, Ducati, Harley-Davidson, Honda, etc.
- Modelo do veículo/ano: Fusca 1979, Mustang 1978, Harley-Davidson K Model 1953, etc.
- Atributos diversos:
- base expositora e/ou caixa acrílica
- carroceria em metal, fibra ou plástico
- portas, capô, porta-malas, tetos que se abrem (carros)
- fricção
- suspensão, rodas fixas, rodas que esterçam sem/com sincronia com o volante (carros)
- pneus emborrachados ou em plástico
- guidão ativo, suspensão, descanso (pezinho) e cavalete (motos)
- emitir sons, luzes ou possuir controle remoto
- adesivos customizados e pintura especial
- possuir número de série
- Vir embalada em caixa própria ou comercializada sem embalagem oficial
- etc.
Muitas variações e combinações podem ocorrer e a lista acima é apenas uma referência para melhor compreensão e orientar como iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos.
Na prática: como montar uma coleção
Vamos pegar como exemplo miniaturas de moto da marca Maisto que apresentam as seguintes variações (linha de produto):
- Motos Esportivas na escala 1:12
- Motos Esportivas na escala 1:18
- Harley-Davidson na escala 1:12
- Harley-Davidson na escala 1:18
- Harley-Davidson na escala 1:24
Cada linha de produto é composta de inúmeras motocicletas (marca da motocicleta, modelo/ano).
Exemplo: Talvez você queira colecionar todas as miniaturas da linha Motos Esportivas e Harley-Davidson na escala 1:12, ou somente alguns modelos na cor preta, esse é um critério que se pode utilizar. Ou pode optar por nenhum critério e colecionar as motos que achar mais legal de qualquer fabricante, escala, linha de produto, etc. O importante é você se identificar com o objetivo da coleção.
Outros exemplos:
- Miniaturas de motos esportivas de qualquer fabricante, modelo e ano, mas somente na escala 1:18.
- Miniaturas de carros clássicos americanos dos anos 50 de qualquer fabricante, marca/modelo de veículo, com tamanhos grandes entre 20 e 40cm (escala 1:18 e 1:24).
- Miniaturas de personagens, carros e motos de filmes. Qualquer fabricante, modelo, escala, etc.
Com estes exemplos, você pode pensar e avaliar quais caminhos seguir para iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos. O importante é se identificar com os objetos e possuir os modelos que lhe agradam.
Criamos dois posts especiais com 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de carros e outro com 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de motos, vale a pena conferir.
Espaço físico para guardar e expor as miniaturas
Avalie o espaço físico para guardar e expor. Será que vale a pena ter muitas miniaturas e deixá-las encaixotadas ou guardadas no fundo do armário? Ou será que é mais legal ter poucos e bons exemplares, num local apropriado da casa ou escritório, para que de vez em quando você possa curtir e apreciar sua coleção? A decisão é toda sua, pense a respeito.
Existem prateleiras (expositores) e quadros específicos para miniaturas menores disponíveis para venda, e também é possível encomendar a uma marcenaria ou molduraria um modelo personalizado. Na Machine Cult oferecemos expositores para miniaturas de carros e motos. As miniaturas podem ficar expostas em estante, mesa, sala, perto da churrasqueira, use a criatividade!
Componha o espaço dedicado às miniaturas com bombas de gasolina, placas e quadros. Na loja online da Machine Cult temos centenas de modelos.
Onde comprar miniaturas
A melhor forma de comprar miniaturas é pela internet, pela variedade de modelos e quantidade de informações disponíveis sobre o produto. A loja online da Machine Cult Miniaturas oferece diversas opções de miniaturas de carros e motos.
Quantidade X Qualidade
Leve em consideração que não é a quantidade de miniaturas que faz uma coleção ser melhor ou mais interessante. O que vale é a qualidade, o valor afetivo e emocional, a ligação com tais objetos. Você pode iniciar uma coleção junto com seu filho, ou dar continuidade à coleção que foi do seu pai.
Uma moto que pertenceu a família quando criança, um carro parecido com o do avô ou um modelo antigo que não existe mais (a não ser em museu). Estes são motivos que fazem do colecionismo de carros e motos um hobby muito particular.
A construção de uma coleção pode levar anos ou décadas. Colecionadores relatam que o mais prazeroso não é somente possuir a coleção, mas a pesquisa, a busca por modelos raros ou que tenha algum significado pra você.
Deixe seu comentário no final deste post e conte como iniciou sua coleção de miniaturas.