Skip to main content
Montar uma coleção de miniaturas de motos

Montar uma coleção de miniaturas de motos – 13 ideias

Como montar uma coleção de miniaturas de motos

Relacionamos neste post 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de motos. Após a leitura, confira também o texto “Como iniciar uma coleção de miniaturas de carros e motos”, que oferece informações úteis para lhe ajudar nos primeiros passos de qualquer coleção.

Montar uma coleção de miniaturas de motos pode ser algo prazeroso e um hobby muito legal para se cultivar. Motos remetem a liberdade, espírito livre e aventura. São objetos de desejo entre os jovens (e não tão jovens) e apresentam design atraente com estilos variados. Qual seu tipo? Esportivas, scooters, estradeiras, clássicas, naked, motocross, big trail? Num universo tão grande de estilos, nacionalidades, marcas, modelos, cores e anos de fabricação, esta variedade também se reflete no universo do colecionismo de miniaturas de moto.

As ideias abaixo de como montar uma coleção de miniaturas de motos não têm a pretensão de ser uma referência definitiva. São simples ideias de como se fazer um “recorte” e dar subsídios para o colecionador se orientar e buscar seus caminhos e preferências. São ideias coletadas através de mensagens enviadas por clientes da nossa loja online, a Machine Cult, especializada em miniaturas e produtos decorativos relacionados a carros e motos.

 

Fabricante de miniaturas:

Existem diversos fabricantes de miniaturas de motos, como Maisto, Welly e BBurago. Talvez você seja fã destas marcas e colecione itens relacionados. É um ponto de partida conhecer os fabricantes e suas possibilidade, porém limitador, pois para produzirem uma determinada marca de moto, dependem da licença oficial do fabricante.

Exemplo: coleção de motos da marca Maisto que tem o licenciamento para produzir as miniaturas oficiais da famosa fabricante Harley-Davidson.

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura Harley-Davidson 2013 Road King Classic – Maisto 1:12, à venda na loja da Machine Cult.

Escala:

É muito importante entender o conceito de escala em miniaturas para montar uma coleção de miniaturas de motos. A escala da miniaturas vai determinar o seu tamanho em relação à moto original. Fizemos um texto explicando em detalhes o que são miniaturas em escala (não deixe de ler).

Qual escala de miniaturas de moto é melhor para colecionar? Isso é uma escolha pessoal. Há quem prefira miniaturas em tamanhos grandes e outras bem pequenininhas.

Exemplo: um lojista que vende motos esportivas, cliente da Machine Cult, usa as miniaturas na escala 1:12 (tamanhos maiores) para decorar a área de atendimento ao cliente.

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura Ducati Multistrada 1200S – Maisto 1:12, disponível na loja Machine Cult

Marca da motocicleta:

Já ouviu falar na expressão “Harleyros” e “Ducatistas”? São os apaixonados, seguidores e fãs incondicionais das duas marcas citadas. Muitas coleções de miniaturas começam com essa “fixação” por uma marca.

Exemplo: coleção de miniaturas de moto Honda, não importa o modelo, ano ou cor, por um mecânico especializado na marca.

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura Honda CRF450R Maisto 1:18, disponível na Machine Cult

Modelo/Ano da motocicleta:

Algumas motos são produzidas por anos a fio e recebem ao longo dos anos melhorias, cores, design e atributos. Dependendo do sucesso no mercado global, as fabricantes de miniaturas produzem este modelo ao longo do tempo.

É importante esclarecer que nem todos os modelos de motos são produzidos em miniatura, muito menos variações de ano, cores e opcionais. É muito comum em nossa loja recebermos solicitações por modelos específicos e o cliente se frustrar por não termos em estoque. A verdade é que muitos modelos não existem em miniatura.

Muitos modelos de motos populares e sucesso de vendas no Brasil não são produzidas em outros países, e as fabricantes de miniaturas, que têm estratégias globais e distribuição internacional, simplesmente não as produzem.

Atente-se também ao fato de algumas motos receberem um nome específico no Brasil e apresentarem outro nome no mercado mundial, este geralmente adotado pelas fabricantes.

Exemplo: coleção de miniaturas de motos da família Ninja (Kawasaki), que completou 30 anos em 2014.

 

Estilo da moto:

Existem diversos estilos de motos e, no geral, o que caracteriza estes estilos é a estrutura da moto, a posição que o piloto fica sentado, o terreno que será utilizada (pista, corrida, terra, trilha, cidade, etc.) e o design em geral. Como exemplo as motos custom/estradeiras, esportivas e de trilha. Qual estilo você prefere?

Exemplo: uma coleção de motos esportivas dos anos 70?

 

Cores:

Como informado no tópico “modelo da moto”, nem todas as cores de moto são produzidas, geralmente o fabricante de miniaturas elege uma ou mais cores por critérios que desconhecemos.

Exemplo: um apaixonado por motos vermelhas, que coleciona motos de qualquer fabricante, escala, marca da moto ou modelo.

 

Material:

Os materiais das miniaturas podem variar conforme o fabricante. Atualmente, no geral, as miniaturas de motos são produzidas com o tanque e quadro (estrutura onde todas as peças se sustentam) em metal, outras partes em plástico e pneus emborrachados. Muitas pessoas questionam o motivo de utilizaram plástico ao invés de metal, e nunca encontramos informações definitivas a respeito. Acreditamos que seria inviável produzir os pequenos detalhes da miniatura em metal, e que o nível de detalhamento que encontramos hoje só é possível devido à maleabilidade do plástico.

Existe um tipo de produto inteiro de metal (exceto pneus) que não é réplica em escala, e sim miniaturas (enfeites de metal) feitas de forma artística, sem a preocupação ou responsabilidade de serem proporcionalmente iguais aos modelos originais. Na loja da Machine Cult temos uma grande diversidade destas miniaturas de moto em metal, e é um estilo bem interessante para se colecionar.

Exemplo: miniaturas de motos feitas em ferro e com pintura artesanal sem a pretensão de serem fidedignas ou réplicas em escala dos modelos verdadeiros.

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura Moto Chopper produzida em metal, disponível na loja online Machine Cult

Filmes e seriados:

Ao longo das últimas décadas inúmeros filmes e seriados licenciaram seus personagens, automóveis e motos para fabricantes de miniaturas. As opções são muitas!

Exemplo: miniaturas de motos da série “Sons of Anarchy”.

 

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura Moto Jax Teller SOA – 1:12

Motos de uma determinada época:

Ao longo das décadas o design das motos foi evoluindo. De uma bicicleta com motor, chegamos às belíssimas máquinas dos dias atuais, e cada período desta evolução teve sua estética e seus avanços.

Exemplo: miniaturas de motos da primeira metade do século XX.

 

Montar uma coleção de miniaturas de motos
Miniatura Moto Indian Antiga, à venda na loja online Machine Cult

Motos de corrida:

As grandes competições de corridas e rally, como o MotoGP.com, são grandes eventos que arregimentam fãs por todo o mundo. E é claro que os fabricantes de miniaturas disponibilizam  aos colecionadores inúmeras opções de miniaturas de moto para colecionar.

Exemplo: coleção de miniaturas das motos de corridas do piloto Valentino Rossi.

Motos militares, polícia e bombeiro

Esta é uma temática muito interessante, pois em cada país as corporações customizam e personalizam as motos que saem de fábrica com suas cores e brasões. Acreditamos ser um tema pouco explorado pelos fabricantes de miniatura, mas também entendemos ser difícil lançar produtos em nível global, sendo as corporações particulares a cada país e região.

Exemplo: coleção de miniaturas de motos militares de qualquer fabricante, escala ou modelo.

Motos de um país:

Algumas marcas de motocicletas carregam o DNA do país onde foram fundadas, como o caso da Italiana Ducati e a inglesa Norton.

Exemplo: coleção de miniaturas de motos da alemã BMW de todos os tempos de qualquer fabricante, escala ou material.

 

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Miniatura BMW R1200 C – 1:18, disponível em nossa loja online

Miscelânea:

No tópico “material”, informamos que existem miniaturas de motos que não são réplicas em escala dos modelos originas. Existem uma infinidade de opções interessantes para colecionar. Miniaturas de motos de brinquedos em plástico, exemplares feitos dos mais inusitados materiais (resina, ferro, madeira, argila, papelão e arame), exemplares exóticos feitos com latinhas de cerveja, entre muitas outras opções!

Exemplo: caricaturas de motociclistas em suas motos feitos em resina e metal.

Montar uma coleção de miniaturas de motos
Miniatura Vintage – Motociclista Easy Rider, à venda na loja online Machine Cult

Nossa coleção:

Aqui na Machine Cult colecionamos motos de tamanho pequeno. Não nos importamos com o fabricante, material ou se são réplicas em escala ou brinquedo. Nossa condição é:

  • ser um objeto que tenha marcas do tempo
  • não pode ser novo
  • não nos importamos se está quebrado ou faltando partes
  • não pode ter sido produzida após o ano 2000

Se você tem alguma miniatura de moto com estas característica e quiser vender, entre em contato!

Montar uma coleção de miniaturas de motos - 13 ideias
Coleção de miniaturas Machine Cult – 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de motos

Esperamos que as 13 ideias para montar uma coleção de miniaturas de motos auxiliem suas escolhas. Não se prenda a rótulos, regras e não se importe com o que os outros colecionadores estão buscando. Crie uma coleção com a sua personalidade e com as miniaturas que tenham significado para você!

Gostaríamos de saber o que você coleciona e como começou a colecionar, deixe seu comentário logo abaixo no final deste post!


Assine nossa newsletter!

Cadastre-se em nossa newsletter e receba atualizações do blog da Machine Cult.



 

Machine Cult

Machine Cult - Kustom Shop

Deixe seu comentário!