Skip to content

Decoração vintage para oficina mecânica e borracharia

Decoração vintage para oficina mecânica e borracharia

Descubra porque a decoração vintage para oficina mecânica e borracharia fazem tanto sucesso entre os clientes

As décadas de popularização dos automóveis são os anos-chave para a produção de uma decoração vintage para oficina mecânica e borracharia. Mas por que esse estilo decorativo faz tanto sucesso neste tipo de empreendimento? É o que tentaremos responder no decorrer deste artigo.

Apesar de terem se desenvolvido junto com os automóveis, especialmente com o avanço tecnológico, este tipo de empreendimento permanece com a mesma função principal: arrumar carros. Porém, as oficinas mecânicas e borracharias têm um significado muito mais amplo, e para entendê-lo é preciso conhecer a sua história, evolução e simbologia.

Leia também:

História e evolução das borracharias e oficinas mecânicas

A história dos automóveis está diretamente relacionada ao contexto da Revolução Industrial, que aconteceu na Europa entre as décadas de 1760 e 1840, e das inúmeras invenções desta época.

O automóvel moderno, entretanto, nasceu no ano de 1886, com o carro Benz Patent-Motorwagen. Mas foi em 1892, quando Ford criou o seu primeiro carro, que se inaugurou a corrida industrial pela fabricação de veículos automotores.

Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes iniciaram a produção em massa de automóveis, o que barateou o seu preço e aumentou a procura pelos veículos, tornando os automóveis cada vez mais populares.

Com isso, as borracharias e oficinas mecânicas tornaram-se estabelecimentos essenciais na sociedade moderna. O ambiente desses estabelecimentos costumava ser precário, com muita sujeira, graxa e peças espalhadas sem organização.

Devido à cultura da época, automóveis eram algo exclusivamente masculino e, devido a isso, as oficinas e borracharias eram locais onde os homens aproveitavam para se reunirem e conversarem sobre os assuntos do universo masculino. Não é à toa que era comum a existência de pôsteres e calendários de mulheres sensuais, muitas vezes nuas, nas paredes das oficinas.

Decoração Oficina Mecânica
Foto: Pixabay

As oficinas mecânicas hoje em dia

Com a evolução da tecnologia e da sociedade, veio a modernização dos automóveis e o uso dos carros também pelas mulheres. Assim, as antigas oficinas e borracharias precisaram se adaptar a essa realidade.

Mas, ainda hoje, ao se pensar nesse tipo de negócio, é comum remeter às velhas oficinas sujas de graxa e repletas de peças antigas.

Na cultura, por meio de filmes e novelas, o mecânico costuma ser estereotipado por um homem rústico e sensual com seu macacão sujo de óleo. Talvez uma analogia aos antigos pôsteres de mulheres, ressignificados pela maior presença feminina nesses estabelecimentos.

Com todo esse simbolismo remetendo ao passado, a decoração vintage para oficina mecânica e borracharia desperta o imaginário popular. Por isso, este tipo de estilo decorativo faz tanto sucesso entre os clientes.

Como fazer uma decoração vintage para oficina mecânica e borracharia

Uma coisa é certa: tanto no passado quanto no presente, o sucesso do trabalho do mecânico de automóveis é medido pela fidelidade de seus clientes.

É necessário confiança para um consumidor voltar a uma oficina mecânica e, quando conquistado, este mesmo cliente irá indicá-lo para seu círculo social, fazendo o famoso marketing boca a boca. Uma decoração bem elaborada auxilia nessa relação com o seu público.

E essas dicas também são válidas para outros tipos de estabelecimentos ligados a veículos, como postos de gasolina e bicicletarias.

Para ajudar, elaboramos algumas dicas para transformar o seu estabelecimento e trazer de volta o sucesso do passado. Com a decoração vintage para oficina mecânica e borracharia, você irá conquistar muito mais público!

  • Paredes: é o principal a se pensar para a decoração de uma oficina ou borracharia. Optar por tijolos à vista pode ser uma escolha bem interessante, pois têm um ar rústico todo especial de local antigo.
  • Quadros: para decorar as paredes, você pode usar quadros, pôsteres e painéis. São diversos tipos de quadros com a temática vintage. Os de carros, motos e automóveis em geral são excelentes opções, pois têm tudo a ver com o negócio. A marca Volkswagen, com seus fuscas e kombis antigos, costuma ser um dos temas preferidos pelo público. Agora, se você prefere transformar sua oficina em uma garagem da década de 1960 e 70, igual àquelas em que músicos de rock ensaiavam, os quadros de bandas como Beatles e Rolling Stones, por exemplo, também são bastante interessantes.
  • Estantes: prateleiras antigas ou até mesmo rústicas ficam muito bem em borracharias e oficinas mecânicas. Ao contrário de antigamente, em que a impressão que se tinha era dos objetos e ferramentas espalhados pelo ambiente profissional, hoje, a desorganização não é bem vista. Você pode utilizar das estantes para deixar as ferramentas de trabalho e outros utensílios à mostra, servindo como parte da própria decoração.
  • Peças antigas de automóveis: use e abuse de peças de carros antigos. Elas dão um charme especial à decoração vintage para oficinas mecânicas e borracharias.

Exemplos de decoração vintage para oficinas mecânicas e borracharias (e outros tipos de negócio)

Veja, a seguir, exemplos nacionais e internacionais de oficinas, borracharias e outros estabelecimentos ligados a automóveis que utilizam a decoração vintage.

O Artesão dos Motores fica escondida no Brooklin, em São Paulo. Do lado de fora parece uma simples casa, mas dentro é uma oficina completa, resgatando o mistério das antigas oficinas mecânicas. O local conta com paredes rústicas em tijolo à vista e muitas peças de carros antigos.

Decoração de Oficinas Mecânicas
Foto: Paulo Vitale – quatrorodas.abril.com.br

Nacional 2: Localizada em uma das áreas mais nobres da capital paulista, a Shibuya Garage é especializada na customização de super carros e motos. Toda ela é repleta de quadros vintage, placas e peças de carros antigos, se transformando em uma verdadeira exposição automobilística.

Decoração de Oficinas Mecânicas
Foto: Alexandre Battibugli – quatrorodas.abril.com.br

Internacional 1: Repleta de quadros e miniaturas vintage, a bicicletaria Sub 954, localizada em Porto / Portugal, conta também com uma recepção toda customizada no estilo vintage. Além disso, possui uma estante de vidro cheia de objetos decorativos e colecionáveis.

Decoração de Oficinas Mecânicas
Foto: longboardretrodays.blogspot.com

Nacional 3: Se opondo à ideia de oficina ser um local apertado, escuro e sujo, a Tecnomec preferiu apostar em um espaço amplo e bem iluminado no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Como decoração, optou por quadros e pela exposição de alguns automóveis antigos. Há, também, estantes que deixam o local bastante organizado.

Decoração de Oficinas Mecânicas
Foto: Victor Affaro – quatrorodas.abril.com.br

Objetos vintage para borracharias e oficinas mecânicas

Na Machine Cult oferecemos diversos itens de decoração vintage para oficinas mecânicas e borracharias. Você e seus clientes irão se surpreender com nossos quadros, placas e miniaturas vintage. Carros, motos e temas ligados ao automobilismo é a nossa especialidade! Confira algumas sugestões de nossa loja:

Presente para quem gosta de Fusca - Miniatura e Expositor

Miniatura Borracheiro
Miniatura de borracheiro cheia de estilo e personalidade.
Quadro Vintage Motos
Quadros de Motos para pendurar na parede.

Miniatura Carro Rat Rod - Hot Rod